quinta-feira, 26 de abril de 2012

Raízes 22


Shalom Aleichem!

Continuamos nosso estudo sobre Esaú e todas as dinâmicas sobre  como ele é o paradigma, o modelo da besta e do anti-cristo no final dos tempos. 
Então mais uma vez o que o nosso Pai faz muitas vezes, é mostrar que nada é feito de surpresa. As coisas não vem do nada, nas nuvens. Deus nos avisou, nos alertou e nos revelou ao longo de todas as gerações, sobre o que está acontecendo agora, e o que virá no final, desde o início.  
Como um pai natural faz com seus filhos, Deus nos avisa repetidamente para que entendamos. Mas a maioria de nós age como crianças. Continuamos resistindo a Seus ensinamentos. 

Bem, vamos ao livro de Salmos, mizmor em hebraico. A palavra para Salmos no plural é Tehilim. Mas cada salmo individualmente se chama Mizmor.

Sl 92:7-8   LTT
7 Quando o ímpio brotar como o capim, e quando florescerem todos os que praticam a iniqüidade, é que serão destruídos perpetuamente. 
8 Mas Tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre. 

Quando ele diz que o ímpio brota como o capim, está comparando, como em toda a bíblia, os seres humanos na sua forma natural com o capim. O capim vai murchar, mas a Palavra do Senhor  permanece para sempre.  
O Senhor está noz dizendo que, as Minhas Palavras, a Minha Torah, os Meus Mandamentos , os Meus Juízos duram para sempre, mas o homem não. A Minha Palavra, Minha Verdade é eterna. 
Esta palavra “ímpio” é comparado com a grama, a erva, o capim. Mais uma vez Esau é comparado a todos os que praticam a iniqüidade. Agora vamos até Mateus.

Mt 7:19-23   LTT
19 Toda a árvore que não está produzindo bom fruto é cortada fora e é lançada para dentro do fogo. 
20 Portanto, os reconhecereis a partir dos seus frutos. 
21 Nem todo aquele que está Me dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor!' entrará para o reino dos céus, mas aquele que está fazendo a vontade de Meu Pai, Aquele que está nos céus.
23 E então lhes direi abertamente: 'Nunca vos conheci; apartai-vos para longe de Mim, vós os que estais praticando o desprezo às leis (a Torah) 

Yeshua disse mais uma vez que “veio fazer a vontade de Seu Pai”.
No verso 23 Ele diz que “nunca conheceu” aqueles que não receberam a Semente de Deus. Aqueles que têm a semente do homem, vinda da árvore do conhecimento do bem e do mal. É uma semente que vai produzir o bem e/ou o mal. 
Se alguém faz alguma coisa boa não significa que está no reino dos céus.  Há muitas pessoas boas que fazem coisas boas lá fora. Muitos bem motivados. Mas Deus disse para ficar longe dessa árvore. Muitas pessoas com boas intenções, estão comendo da religião, da parte boa da árvore do conhecimento do bem e do mal. 
Assim como temos outras pessoas más comendo do lado mal da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas Deus disse que não queria ninguém comendo nada dessa árvore. Devemos comer da árvore da Vida. O paradigma, o modelo permanece consistente do início ao fim. 
Em grego a palavra para os que praticam a iniquidade é “anomia”. Nomos é a palavra grega traduzida da hebraica Torah, traduzida para o português como “lei”. Torah não significa lei. 
Algumas vezes é traduzida como ensino, instrução, mas na raiz Yarah, agriculturalmente falando, é a chuva que vem das nuvens para regar a superfície da terra, para que a árvore floresça e produza muitos frutos, e então o solo é abençoado. 
Esta é a razão pela qual várias vezes em Deuteronômio Deus diz que se você obedecer aos Meus Mandamentos Eu te abençoarei. Se você rejeitar a chuva, o que vai acontecer com a sua colheita? fA Torah não vai salvá-lo. 
A chuva só faz com que os frutos a floresçam. A chuva está associada com o fruto. Se o agricultor não ir lá fora e não plantar a semente, pode chover milhões de litros todos os dias e nada vai subir do chão. Alguém tem que plantar as sementes primeiro. Isto é para a salvação . É por isso que Ele, Yeshua é chamado de “a semente da mulher”. 
Ao contrário, se a semente for plantada,  e não for Yarah, a chuva não descer sobre o solo, essa semente não produzirá nada.
A idéia dos Mandamentos e da Torah é produzir fruto. Isso é algo que Esaú não vai fazer. Esse é o padrão de Caim, Ismael e Esaú. Este é o padrão para todo aquele que não ouvir a Deus, não receber a Sua Semente. 
Eles são comparados com os que praticam a iniqüidade. 
Yeshua diz: afastai-vos de Mim todos os que praticam a iniqüidade. 
Por que Ele diria isso ? Porque isso refere-se ao fruto. Sem a Torah. Sem a semente, semem, não há intimidade, relacionamento íntimo, conhecimento um do outro. Ninguém produz o fruto da arvore da Vida se não receber em si mesmo a Semente de Yeshua, a Torah. Sem o esperma dentro do óvulo uma criança não nasce. Essa mesma verdade é na agricultura e na biologia.
Temos agora alguns exemplos de Esaú e a idéia de espinhos, arbustos, joio, ervas do campo, capim, feno e palha.

1 Co 3:12   LTT
12 E, se alguém sobre este fundamento edifica em ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno (`esev), palha (qash),

Essas coisas, feno (`esev), palha (qash) vão ser queimadas primeiro.

Obadias 18   LTT
18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José será uma chama, e a casa de Esaú será palha (qash); e eles os da casa de Jacó e de José se acenderão contra eles os da casa de Esaú, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR falou isto

O que está sendo dito a nós aqui é que nos últimos dias as  casas de Israel e de José terão algo com a destruição da casa de Esaú. 
Assim, nos últimos dias, o corpo do Messias, de fato, irá combater um bom combate contra a casa do inimigo. E os últimos dias estão ai. Não vá atrás de prosperidade financeira, time de futebol, de religiosidade, porque o verdadeiro corpo do Messias, a verdadeira igreja, o remanescente fiel, vai estar intimamente ligado com esta batalha. 
Isso tem relação com o que Isaiah fala. Ele diz que aqueles, os quais são do Senhor,  serão chamados a reparar as brechas e restaurar os caminhos para morar. 
O Messias é a cabeça e nós somos o corpo, os que executam as ordens do cabeça. Não é a cabeça que faz o serviço. Ela dá as ordens e o corpo executa. 
Você não vê a cabeça batendo um prego ou arando a terra. A cabeça não monta casas. A mão segura o martelo e o arado. O corpo faz o trabalho que a cabeça ordena. Nós somos o corpo do Messias e Yeshua é o cabeça. 
Tenho uma notícia não muito boa para você que acha que campanhas, correntes e outras coisas assim vão te levar pro céu. 
A  parábola diz que no final do dia os ceifeiros vem recolher primeiro o joio para queimá-lo e depois recolhem o trigo. 

Ex 15:07   LTT
7 E com a grandeza da Tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra Ti; enviaste o Teu furor, que os consumiu como o restolho (qash)

Quando os inimigos de Israel os perseguem na saída do Egito, Deus vem e os destrói como palha, restolho que é uma representação do modelo de Esaú. 

Ml 4:1   LTT
1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha (qash); e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de modo que o dia não lhes deixará nem raiz nem ramo.

Note a associação com pessoas de palha, raiz e ramo. Sempre há essa relação direta do começo ao fim nas Escrituras e em toda a bíblia entre as coisas agrícolas e nós. 
É a maneira de Deus dizer: se você não quer entender o que vai acontecer com você no final dos tempos, basta olhar para fora da janela e ver o que está acontecendo no campo, porque estes são todos os exemplos que Eu uso para ensinar-lhe o que vai acontecer com os seres humanos, que são muito mais importante do que o trigo e joio. Seres humanos, nós são muito mais importantes. Uma das coisas que o Messias disse é que “como posso confiar a você coisas maiores se não posso confiar que você entenda as coisas menores. 
Yeshua tentou ensinar a Nicodemus através de coisas físicas o que acontece no espiritual. Os termos natural e espiritual demonstram as coisas visíveis e invisíveis.

2Co 4:18   LTT
18 Não atentando nós nas coisas que estão sendo vistas, mas naquelas não sendo vistas; porque as coisas que estão sendo vistas são temporais, mas aquelas não estando sendo vistas são eternas.

As coisas temporais que Deus está tentando nos mostrar. Ervas, árvores, fruto, animais. São coisas que logo desaparecem. Paulo diz que as coisas naturais vem primeiro e depois as espirituais. Então a natureza de quem nós somos, porque não pense você que somos carne e sangue, pois eu e você, neste momento, somos algo que não vemos e não temos como imaginar, somos mais importantes, e as coisas espirituais, invisíveis também o são, mais importantes do que as visíveis. 
Se entendermos como as coisas naturais, visíveis, funcionam, teremos uma idéia de como as coisas espirituais, invisíveis funcionam. Foi o que Yeshua disse a Nicodemus. Nicodemus, não se esqueça, era um mestre e não conhecia essas coisas. 
A razão de ele não entender essas coisas era porque ele pertencia a uma estrutura religiosa dos escribas, fariseus e saduceus que haviam acrescentado e tirado tantas coisas da Torah que não mais a reconheciam, mesmo quando ela, a Torah se tornou carne e apareceu na frente deles. 
A Torah aponta para o Messias. Revela-nos o Messias. As festas de Deus, os Seus mandamentos e estatutos, quando cumpridos nos fazem entender e reconhecer quem é o Messias. Se trocamos as festas de Deus por outras, como o natal, não veremos e reconheceremos mais o Messias. 

Jr 12:4   LTT
4 Até quando a terra chorará lamentando, e se secará a erva (`esev) de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto eles os de Judah dizem: Ele não verá o nosso fim

Note a relação de Esaú com a besta (animais) e aves, porque eles disseram que Ele não verá o nosso fim, de modo que há uma relação começando a ser desenvolvida entre a erva do campo e os pássaros. 

Jr 5:27   LTT
27 Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; 

Poucas coisas na Bíblia são boas sobre os pássaros, principalmente  aves da rapina, abutres e águias, que são aves imundas, segundo as Escrituras.

Ap 18:2   LTT
2 E ele clamou fortemente em grande voz, dizendo: "Caiu, caiu a Babilônia, a grande, e se tornou morada de demônios, e prisão de todo espírito imundo, e prisão de toda ave imunda e tendo sido odiada

Os pássaros são descritos nas Escrituras como devoradores, destruidores.

Mt 13:4   LTT
4 E, no seu semear, parte das sementes na verdade caiu ao lado do caminho, e vieram as aves, e completamente as devoraram;

Na parábola do semeador, o primeiro solo fala de aves imundas que estão relacionadas com a erva do campo, capim, as bestas do campo e demônios. 

Mt 13:5-6 LTT
5 E outra parte caiu sobre pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, por não ter profundidade de terra
6 Mas, havendo vindo o sol, ela foi queimada e foi secada, por não ter raiz ; 

Você se lembra antes, quando fomos para o modelo de Caim em Gn 4 , que diz que por causa do que Caim fez a terra não produziria nada para ele? Temos aqui agora o segundo solo onde a semente cai em pedregais, que não tem muita terra e não produz. 

Mt 13:7   LTT
7 E outra parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram; 

Veja a associação do terceiro solo com espinhos. Eles cresceram e sufocaram a semente. Sufocar tem algo a ver com cabeça, mais uma vez. 


Gn 3:18   LTT
18 Também te produzirá espinhos (qotz) e cardos; e comerás a erva (`esev) do campo. 

Adam é expulso, ou exilado do jardim. Esse é sempre o castigo para Israel, o exílio. Todos viemos de Adam. 
A erva do campo em Gn 1 e 2, antes da queda, foi dada a Adam e Havah como alimento. Depois da queda, corrupção foi adicionada e a partir de Gn 3 a palavra erva (`esev) vai ser descrita como uma coisa muito negativa, referindo-se  infrutibilidade do um campo. Isso não é mais alimento para o homem. Oposto mais uma vez ao solo que produz trigo, milho . 

Agora o que você acha sobre o espinho na carne que Paulo menciona ?

Até a próxima.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário