sexta-feira, 13 de abril de 2012

Raízes 20


Shalom Aleichem!

Bem-vindo de volta.  Vamos fazer uma pequena revisão muito rápida. Começamos esta série utilizando, entre outras coisas, o campo, a natureza para falar sobre o significado de coisas proféticas. Coisas naturais da criação de Deus. 
Então começamos a entrar no conceito de dois lugares, duas sementes presentes no inicio, em B`reshyith. Essas duas sementes, esses dois lugares não são  físicos. Elas, as duas sementes são exemplificadas na parábola do semeador. As sementes são palavras reveladas por nosso Pai para nos ensinar sobre as Suas sementes e as sementes do inimigo. 
Agora nós estamos buscando de volta esse modelo das duas sementes e como ele, esse modelo é expresso no fim assim como foi no inicio. 
A semente da mulher é expressa pela vida de Abraão, Isaque e Jacó e segundo Paulo, se somos messias, somos sementes de Abraão. Não importando se você viveu nos tempos de Abraão, ou agora. A outra semente também é expressa. Ela se manifestas nas vidas de Caim, Ismael e Esaú. 
Estamos traçando esse modelo de “homem” que está em Ap 13:18, de volta até a besta do campo, a serpente. Essa é a maior expressão do anticristo. Não pela sua raiz natural, de Esaú, mas por ele não ter ouvido `a Deus e com isso não recebeu a semente de Deus nele. Então ele expressa o que a sua semente é, sabendo-se que só existem duas sementes desde o inicio. A semente da mulher e a semente da serpente. A besta mais sutil do campo. A serpente. Essa é uma das identificações de Esaú. Não pela sua semente natural, física, mas pela semente que Esaú não recebeu por não ouvir a Palavra do Pai. Então ele expressa a única semente restante, que é a semente da serpente, pois temos somente duas sementes no inicio. A semente da mulher e a semente da serpente, expressas pela árvore da vida e pela árvore do conhecimento do bem e do mal. 
Falamos também sobre os Hicsos,  e que muitos historiadores acreditam ser de origem hebraica. Desceram do norte e dominaram o Egito na época em que Israel também estava lá. Há alguns historiadores que acreditam que eles eram edomitas. Por seis vezes na Torah o nosso Pai nos diz que Esaú é Edom. Então esses Hicsos cujo significado é reis da terra, governantes de uma terra estrangeira. Na literatura rabinica eles são chamados de “espinhos”. Temos então esses espinhos, edomitas, amalequitas, porque Amaleque foi neto de Esaú. Eles também adoravam um único deus, e trouxeram esse deus para o Egito. Esse único deus era chamado de seth. Vamos dar uma olhada em B`reshyith.

Gn 27:41  LTT
41 E Esaú odiou ( שטם satam) a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão. 

satam   שטם   = chicotear, golpear, odiar

A palavra normalmente usada para odiar é  שנא sane’ . Sane’ traz a idéia de preferir um a outro. Amar um e odiar o outro. Aqui temos o modelo do que a fé trata. As necessidades imediatas de Esaú foram mais importantes do que seu direito de primogenitura perante seu pai. O direito de primogenitura, para Jacob (Israel) foi mais importante do que suas necessidades naturais, imediatas. A nossa posição diante de nosso Pai é mais importante dos que nossas necessidades naturais. Mas, na maioria das vezes, nossas necessidades são mais importantes que nosso relacionamento com nosso Pai. 

Bem, voltando a palavra satam. Ela é usada somente seis vezes na bíblia. Note o numero seis. 
A palavra satam em hebraico se escreve assim :  שטם
Ela é baseada nas duas primeiras letras : שט que se pronuncia seth. Soa familiar?
Esse era o deus dos Hicsos. Toda palavra hebraica que começa com essas duas letras, tem sempre algo com : chicotear, golpear, odiar, ir e vir. Isso lembraria talvez os movimentos de uma serpente ? Indo de um lado para o outro na sua trajetória e armando o bote. 
Agora veja esta palavra que também tem a base  שט .

satan  שטן = cercar e destruir a vida (peixe) 
Pictograficamente a ultima letra,  ן (nun) que é a letra hebraica para “peixe”.
Também é o letra para espermatozóide. Satanás está ao derredor tentando destruir a vida, o peixe. 

Veja a palavra para peixe usada em:

Gn 48:16  LTT
O Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra

Isso é o que satanás tenta destruir. Peixes. A semente da mulher. O espermatozóide de Deus. A Sua Palavra. Os mandamentos de Yeshua. Não importa quem você é. Judeu ou gentio. Se você nasceu de novo da Semente de Deus, satanás vai tentar te matar, te roubar e te destruir. É assim desde B`reshyith até Hitgalut. Nós somos mandados pescar os peixes que estão ai. Somos declarados pescadores de homens. Pescar de volta a casa de Israel e a casa de Judah para que todos se tornem um rebanho com um pastor. A casa de Israel. 

Lembrando que Ismael era um homem selvagem (pere adam) e sempre habitaria na face dos seus irmãos.
O proposito de Esaú era matar seu irmão Israel. 
A punição de Israel sempre foi ser espalhado pela face da terra. Isso também era uma maneira de Deus proteger Israel, mandando para longe de Esaú. Deus sempre quis que Israel ficasse debaixo de Suas Asas, como a oliveira, na Sua Casa. Mas Deus não tolera o não ouvir, guardar, seguir os Seus Mandamentos, Sua Palavra, Sua Torah, Yeshua. Quando eles tornavam seus corações para longe do Senhor, eram espalhados pelas nações. 

Gn 27:42  LTT
42 E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela enviou (mensageiros) e chamou a Jacó, seu filho mais moço, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. 

Shalom Aleichem

Ed Sant Anna, ap


Nenhum comentário:

Postar um comentário