sexta-feira, 6 de abril de 2012

Raízes 19


Shalom Aleichem!

Na ultima vez em que estivemos juntos, falamos sobre espinhos, e outras palavras com respeito a identificação de Caim, desde o Princípio, desde B`reshyith. De volta a parábola do semeador, temos essa imagem de espinhos, imagem essa que identifica aqueles que não recebem a Palavra de Deus, a Sua semente. Não receber também implica no fato de não ouvir e isso é exemplificado na vida de Yishmael. Falamos rapidamente sobre a palavra satar.
         Quando vemos Ap 13:18, no meio das três letras gregas, está escondida a letra grega para serpente. Quando colocamos um vav entre as letras da palavra satar ela passa a ser satur e agora tem o valor numérico de 666. Coincidência?           O nosso Pai nos mostra sempre varias coisas em uma só lição. A bíblia não é como um livro de história ou algo assim. Você vai ao capítulo tal e aprende sobre batismo, vai ao outro e aprende sobre anjos. A mesma mensagem é repetida desde o inicio, em B`reshyith até o final em Hitgalut. A mesma mensagem foi colocada pelo nosso Pai para que não fosse perdida, destruída, na Torah, nos profetas, nos escritos, nos evangelhos, até em apocalipse. Não só na bíblia, para que ninguém tivesse desculpa para não conhecer a mensagem do Pai, mas também é revelada nas flores, nas árvores, nos animais, na terra, no homem, etc.…
         Vamos ao paradigma do anti-cristo encontrado em Caim. Mais alguns fatos que passaram a ocorrer na vida de Caim e após.

-A terra passa a não produzir
Caim era homem do campo e o campo não produz para ele.

-mentira

-construção de grandes cidades
Nos últimos dias nós não deveremos morar em grandes áreas metropolitanas. A sociedade vai lutar contra isso. A cultura do verde (Green). Aquecimento global. Devemos rejeitar essas idéias. Acredito que o povo de Deus vai voltar ao campo nos últimos dias. Não como seitas loucas e alienados. Mas de volta a flora e a fauna. A cultura secular nos obrigará a estarmos em grandes cidades, todos em um único lugar.
         Estratégias de guerra. Se o inimigo está em um único lugar é muito fácil acabar com ele. Dentro dessa idéia estão os prédios de apartamentos. Todos em um lugar só. O pai das grandes cidades é Caim.

-invenção de instrumentos para o engano

-forjadores de armas em cobre (nachash) e ferro (bar`zel)
Nós vemos o cobre e o ferro, por exemplo, na imagem do sonho de  Nebuchadnezzar.
Veremos essas palavras muitas vezes no modelo Caim, Ismael e Esaú. Nachash é a raiz da palavra nachosheth que significa cobre. Mas essa raiz nachash é a palavra hebraica para serpente.
         Quero apenas que você tome conhecimento dessas importantes palavras agora. Voltaremos nelas com mais profundidade.

-padrões para matar a primogenitura

-Tubal-Caim = possuir o mundo
Tubal vem da raiz tebel que significa = o mundo
Caim significa = possuir, comprar
A idéia é de essas pessoas possuírem o mundo, comprarem o mundo.

Lembrando mais uma vez as palavras relacionadas ao modelo de Caim que vimos no estudo anterior, que são:
-possuir, tomar, comprar, dias finais, sem respeito, raiva, ira, cair, matança, assassinato, amaldiçoar, fugitivos, andarilhos, iniquidade, esconder, ocultar, dissimular, espinhos, terra que não produz, mentira, construção de grandes cidades, forjar cobre e ferro para armas. Pelo fato de a terra não lhes produzir frutos, eles produzem armas de destruição.
         De Hitgalut 13:18 até a imagem de Nebuchadnezzar, até Esaú, até Ismael e até Caim, nós temos esse modelo, esse paradigma. Agora vamos para a natureza de Esaú através de Ismael. Lembre-se do que profeticamente foi revelado através de Ismael, de que  ” a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos”. ?
         Vamos traçar um perfil desde Ismael, Esaú até os edomitas. De Esaú para frente, onde Israel estiver, ali estará Esaú, os espinhos. Era disso que Yeshua estava tratando na parábola do joio e do trigo. Ele disse que se você entender do que essa parábola trata, entenderá sobre o que tratam todas as parábolas.
         Veremos agora umas teorias sobre um povo que desceu do norte, do corredor sirio-palestino, os Hicsos, de origem semítica, que dominou o Egito por duas dinastias. Foram responsáveis pela entrada no Egito do cavalo, carruagem de guerra, uso do cobre para armas, espada curva. Em meio aos egípcios, que adoravam vários deuses, esses Hicsos eram monoteístas e adoravam a um só deus chamado seth. Seth é a palavra hebraica para ir e vir, vaguear. 
         Na literatura rabínica, os Hicsos são chamados de “espinhos”.
         O modelo de exílio por toda a bíblia, inclusive as ovelhas perdidas da casa de Israel, está no jardim em Éden, quando Adão e Eva são expulsos de lá.
         Deus tinha um lugar perfeito para eles. Eles foram expulsos porque não obedeceram, guardaram os mandamentos de Deus. A bíblia diz que :

Gn 3:17-19  LTT
17 E disse a Adão: "Porquanto deste ouvidos à voz de tua esposa, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: 'Não comerás dela', maldita [é] a terra por causa de ti; com dor comerás [d]ela todos os dias da tua vida.
18 Também te produzirá espinhos e cardos; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra6 ; porque dela foste tomado; porquanto [és] pó e ao pó retornarás7 .

Preste atenção que veremos esse modelo dentro da parábola do semeador. Um dos solos produz espinhos. E até o espinho na carne de Paulo, e a coroa de espinhos na cabeça de Yeshua. Vamos trazer todas essas coisas juntas nos próximos estudos. Alguns relacionam os Hicsos com os amalequitas. Amaleque é o neto de Esaú.

Até lá.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário