sexta-feira, 20 de abril de 2012

Raízes 21





Shalom Aleichem!

A última vez que nós estivemos juntos, falamos sobre Esaú, em Gn 27:41

Gn 27:41*   RA
Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.

Falamos sobre o ódio de Esaú por Jacó que é Israel, e como isso foi por causa da bênção e que isso começa a partir desse ponto em diante. Bíblica e historicamente todos aqueles que têm a semente de Esaú, Ismael, Caim, a semente do inimigo, da serpente, que é seu ensinamento, suas palavras, seus princípios religiosos e todas as doutrinas e ensinamentos que estão contra a Palavra de Deus, e não é uma semente física, lutarão contra Israel. Veremos isso constantemente por toda a Escritura. 
De forma consistente, por toda a Escritura, veremos a figura da espada que está diretamente relacionada com o ódio de Esaú contra seu irmão, e o mesmo com relação a todos aqueles que seguem esse tipo de ensino. A espada parece ser a arma da escolha. Parece como cortar a cabeça fora, também no sentido de podar.
Isso tudo se relaciona com o padrão de Gn 3 onde a semente da mulher esmagará a cabeça da semente da serpente e a semente da serpente ferirá o seu calcanhar.
De fato as duas palavras usadas em hebraico basicamente dizem isto:
“Se a cabeça for cortada, vai haver a morte. Mas se o calcanhar for ferido vai haver um atraso no caminhar. O inimigo, deste ponto em diante vai tentar reverter essa professia. 
Ele, o inimigo tenta então cortar a cabeça da semente da mulher. 

Am 1:11   LTT
11 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Edom, e por quatro, não retirarei dele o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada, e lançou fora todas as suas misericórdias; e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua ira para sempre.

Edom, você lembra que é Esaú. Então aquele que tem, carrega essa semente, produz um fruto. O fruto dessa semente é odiar Israel para sempre. 
Lembrando mais uma vez que não importa onde você nasceu e quem são seus pais naturais. Se você recebeu a Semente de Deus, a Sua Palavra, que é a Torah e consequentemente a Torah, o Verbo, a Palavra é Yeshua, então você não é mais cidadão desse mundo, mas sim, agora, cidadão de Israel, israelita. Você é agora semente de Abraão.  

Jo 3:16   LTT
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho, o Seu unigênito, para que todo aquele que está crendo nEle (no Filho) não se faça perecer, mas tenha a vida eterna

Esse versículo não é nenhuma novidade neotestamentária, mas sim uma verdade que está na bíblia desde o inicio. Não estamos falando aqui dos direitos do sumo sacerdote, ou coisa assim. Estamos falando da entrada no Reino de Deus. 
No final, meus caros, como no inicio, não haverá lugar para incrédulos no Reino. 
Lugar haverá para aqueles que crêem no Deus de Abraão, Isaque e Jacó, em Yeshua, Seu Filho, na Sua Palavra. 
Aqueles que estão “guardando o jardim”, expressão esta que quer dizer “guardar os Seus mandamentos”. 
E este jardim em Éden se encontra protegido por querubins e espada flamejante. Deus está nos dizendo que a humanidade, o homem, escolheu andar nos seus próprios caminhos e agora estão fora do jardim e não podem mais entrar lá. 
Só há uma pessoa que pode entrar nesse jardim. Essa pessoa é o Único Filho de Deus, Yeshua. Para o ser humano entrar, só há uma maneira. É ser enxertado em Yeshua. Somente Ele tem o poder para executar essa obra. Somente Yeshua, nosso Salvador. Yeshua é o único Filho amado de Deus. Unigênito. Primogênito. 
Você não pode entrar nesse jardim pela carne ou sangue. Quando somos enxertados não somos mais brasileiros, alemães, batistas, predesterianos, filhos do seu João e Dna Maria. Somos com Yeshua, um só. Portanto quando estamos nEle, podemos voltar ao jardim. 
Então temos Edom, Esaú relacionado com a espada em Amós. Lembre-se também que falamos sobre os Hicsos , reis de uma terra estranha. Vejamos alguns exemplos:

Dn 7:17   LTT
17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, ​que se levantarão da terra.

Dn 7:24    LTT
24 E os dez chifres são dez reis que se levantarão para fora daquele mesmo reino; e depois deles se levantará outro, o qual ​será diferente dos primeiros, e humilhará- subjugará a três reis. 

Hitgalut (Ap) 6:15  LTT
15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os comandantes de milhares, e os poderosos, e todo servo, e todo livre, se esconderam para dentro das cavernas e para dentro das rochas das montanhas; 

Hitgalut (Ap) 16:14  LTT
14 Porque são espíritos de demônios, fazendo prodígios para irem aos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha daquele grande dia de Deus, o Todo-Poderoso

Hitgalut (Ap) 19:19  LTT
19 E vi a besta- feroz , e os reis da terra, e os exércitos deles, tendo sido reunidos para fazerem guerra contra aquele que está assentando sobre o cavalo, e contra o Seu exército.

At 4:26  LTT
At 4:26 Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes foram ajuntados à uma, contra o Senhor e contra o Seu Cristo'.

Mizmor (Salmos) 2:1-3  LTT
1 Por que os gentios se amotinam em furor, e os povos imaginam uma coisa vã?
2 Os reis da terra se postam em pé, e os governantes sentam-se juntos, em conselho, unidos contra o SENHOR e contra o Seu ungido, dizendo: 
3 "Rompamos as Suas ataduras (moser) , e sacudamos de nós as Suas cordas (`avot)." 

Moser é a palavra hebraica para tradições. Tradições mantém as pessoas juntas. 
`Avot traduzido aqui como cordas, vem de uma palavra muito familiar, pai. 
Pais mantém os filhos unidos, como as cordas unem e seguram coisas juntas. 
Aqui temos uma identificação dessas pessoas que tentam destruir os mandamentos que o Pai nos deixou. 
O ministério de Elias trata nos últimos dias de restaurar todas as coisas. 
Quando voltamos ao inicio vemos o inimigo de Elias, Jezabel. 
O espírito de Jezabel veio para obter a vinha de Nabote. Como ele não deu a ela a vinha, foi morto. 
Então a razão de ela querer obter a vinha é o fato de na vinha estar o fruto. 
E se o fruto for destruído, a semente também o será.  
O nome Nabote vem da raiz נוב nub que expressa a idéia de produzir frutos. 
Essa palavra נוב nub também é a raiz da palavra נביא nabiy’ que quer dizer profeta.  

Vamos agora ao nome Esaú (עשו ÌEsav)
Quebrando a raiz temos:

se   = desperdiçar, perder
wse  = peludo 
bse  = grama, erva daninha = em grego é traduzida como joio.

Mt 13:25 LTT
25 Mas, durante o dormir dos homens, veio o inimigo dele, e semeou joios (`esev) no meio do trigo (grego=sitos hebraico=bar), e retirou-se; 

A palavra joio (`esev) é a raiz da palavra Esaú
A palavra bar significa = trigo, filho, puro, milho

Vamos a um exemplo de bar.

Sl 2:11-12   LTT
11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. 
12 Beijai o Filho, para que Se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a Sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam.

A frase Beijar o Filho é composta por duas palavras hebraicas :

qvn nashaq       =       rodear, cercar, abraçar, beijar (porque quando um marido beija sua esposa ele a cerca com seus braços, a abraça)
o conceito hebraico para a palavra nashaq é abraçar algo.
rb  bar                =      trigo, filho, puro, milho

Quando lemos essa tradução acima do Salmo 2, a frase Beijar o Filho não faz muito sentido em relação ao contexto. Agora, sabendo o que essas duas palavras significam, a frase ficaria assim:

Sl 2:11-12   
11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. 
12 Abrace o que é puro, para que Se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a Sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam.

Vamos agora a Mattityahu.

Mt 13:36-39   LTT
36 Então Jesus, havendo despedido as multidões, foi para dentro de casa. E os Seus discípulos chegaram a Ele, dizendo: "Explica-nos a parábola dos joios do campo." 
37 E Ele lhes disse, havendo respondido: "Aquele que está semeando a boa semente é o Filho do homem; 38 E o campo é o mundo; e a boa semente, estes são os filhos do reino; e os joios são os filhos do maligno; 39 E o inimigo, que os semeou, é o Diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os trabalhadores são os anjos.

Até a próxima.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário