terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Raízes 15


Shalom Aleichem!

A ultima vez que estivemos juntos falamos sobre Gn 5:1. O conceito do principio da semente não pode deixar de ser entendido por ser essencial na bíblia. Pela sua natureza a semente é seminal. Ela começa coisas. Pelo resto das Escrituras, nos Salmos, nos Profetas e mesmo no Novo Testamento, nós basicamente veremos os frutos da semente seminal plantada no inicio, em Gênesis. Veremos troncos, folhas, frutos, ramos. Não é por mera coincidência que Yeshua é chamado de O Ramo (Natzar) e por isso somos chamados de os ramos (nazarenos). Em relação a semente, quando chegamos no final, voltamos a semente, pois é um ciclo. É assim que o ciclo funciona. Nesse meio tempo, de B’Reshyith até Hit Galut, temos os ciclos anuais, as Festas do Senhor. Temos o ciclo mensal, Rosh Chodesh (festa da lua). Temos o ciclo semanal, o Shabath. 
É destes ciclos que Ezequiel fala quando menciona as rodas. Dentro do principio da semente, falamos sobre quem são os nascidos de Deus, que são nascidos da Sua Semente, não da semente do homem. A semente do homem somente pode produzir outro homem. A semente da carne e do sangue produz frutos da carne e do sangue. A bíblia diz que o sangue e a carne não herdarão o Reino dos Céus. Os filhos de Deus herdarão o Seu Reino. A semente de Deus produz frutos, filhos de Deus. E a Sua semente é a Sua Palavra. A Sua Palavra é Yeshua. Não é uma semente física. Temos clara essa imagem em Jo 1:12

Jo 1:12  LTT
Mas, a tantos quantos O receberam, a estes deu [a] autoridade para ser[em] tornados [os] filhos de Deus, [a saber,] àqueles [que estão] crendo para dentro do Seu nome,

Os filhos de Deus não são nascidos do sangue, da carne ou da vontade do homem. São nascidos da vontade de Deus.

Gn 5:3  LTT
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou [um] [filho] à sua própria semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

Depois da queda, temos Adam produzindo fruto de acordo com a sua espécie, sem Deus. A sua própria imagem e semelhança. Não mais a imagem e semelhança de Deus. 
Depois da queda, temos uma guerra, inimizade entre a semente da mulher e a semente da serpente. Portanto quando falarmos de Esaú como filho da serpente, não estaremos falando do Esaú físico. Estaremos falando da semente que vem da árvore do conhecimento do bem e do mal, que é inimiga da árvore da vida. 

Mt 15:13  LTT
E Ele disse, havendo respondido: "Toda [a] planta que Meu Pai, o celestial, não plantou, será arrancada- para- longe- pela- raiz.

Is 61:3   LTT
A ordenar, acerca daqueles que choram- lamentando (como em luto) em Sião, que se lhes dê ornamento (de cabeça) em vez de cinza, óleo de gozo em vez de choro- lamentação- de- luto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que Ele mesmo seja glorificado.

Mais uma vez, eu e você somos comparados a árvores. 

Is 11:1  LTT
Porque brotará um Rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes [um] Renovo frutificará.

Yeshua é O Ramo,  O Renovo, (Natzar= Nazareno). Do tronco, da raiz. Sempre imagens da agricultura, do campo. 

Outro exemplo vem de Gn 12:3

Gn 12:3  LTT
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti [serão] benditas todas as famílias da terra.

De acordo com a Brit Hadashah (NT), o nosso modelo de fé é Abraão. Tenha em mente que Abraão vem antes de Israel, antes de conceito de Judeus. No tempo de Abraão não havia Judá nem Jacob que é Israel. O que Israel é aos olhos de Deus é baseado no modelo de Abraão. Estamos falando da semente de Abraão. 

Gl 3:29   LTT
E, se vós [sois] de Cristo, então sois semente de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Shaul se refere sempre a Abraão porque este é o modelo do que a semente trata. Abraão é o modelo para a fé. 

Gn 15:6   LTT
E creu ele no SENHOR, e Ele (o SENHOR) imputou-lhe isto [por] justiça.

A semente da fé é plantada bem aqui. Primeiro a semente e depois a fruta. Esse é o processo. Hoje vamos até a feira e compramos a fruta. Não vemos mais como é o processo de revolver a terra, abrir covas, colocar a semente, ver a  planta crescer e dar frutos. Não temos noção de quando é o tempo de plantar e o tempo de colher. A semente da serpente nos tirou isso. Essas são as imagens que o nosso Pai nos deu no inicio e nós perdemos. 
Então temos que Abraão creu em Deus. Lembre que o conceito de acreditar é “receber algo”. Receber a semente. Abraão O recebeu e Ele imputo-lhe isto por justiça. Em Gênesis 12:3 lemos sobre o fruto.

Gn 12:3    LTT
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti [serão] benditas todas as famílias da terra.

Vamos nos ater a este versículo por um momento. Tradicionalmente se entende este versículo como sendo o Israel natural, físico. Entende-se como todos os literalmente vindo “dos lombos de Abraão”. A semente de Abraão. Neles serão abençoadas todas as famílias da terra. Bem, se for assim nós temos um problema aqui. Porque a semente de Abraão natural é feita de Ismael e Isaque. De Isaque temos Jacob e Esaú. Em Israel (Jacob) temos as 12 tribos. 
Agora uma pergunta. Quem é o primogênito de Isaque? Esaú. Mas em Ex 4:22 temos:

Ex 4:22   LTT
Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel [é] Meu filho, Meu primogênito.

Agora voltemos a Gn 12:3 por um momento.


Gn 12:3    LTT
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti [serão] benditas (vanibraku) todas as famílias da terra.

Esta forma única desta palavra benditas (vanibraku) segundo o Talmud, significa “trazer junto”, “exentar”.  Parafraseando o versículo acima temos:  

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão trazidas ou enxertadas todas as famílias da terra.

Em Abraão, ou na semente de Abraão entram todos que crêem no Deus de Abraão, Isaque e Jacob. Se nós somos como Cristo, como o Messias, somos semente de Abraão. Desde quando o Messias existe? Desde Mateus 1:1 ? Desde Atos 2 ? Absolutamente não. O Messias está presente desde o principio, Gênesis. 

Jo 1:1   LTT
N[o] princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus .

Portanto se você vem “dos lombos de Abraão” e não acredita no Deus de Abraão, Isaque e Jacob, não é nem abençoa ninguém. De acordo com as Escrituras, abençoado é o homem que ouve a voz do Senhor e obedece. Deuteronômio diz que se você obedecer será abençoado e se não será amaldiçoado. É a Palavra do Pai que abençoa as pessoas. Se a Sua Palavra não está em você, ninguém será abençoado por você. Shaul diz que Abraão é nossa pai na fé e somos sua semente porque a semente do Pai estava em Abraão.  
A lei do primogênito diz simplesmente que o primeiro a nascer é o primogênito.
Agora todas as histórias que lemos na Tanach nos mostra o segundo filho sendo abençoado.
Segundo Deus o Seu primogênito não tem a ver com o primogênito do homem. Vamos a alguns exemplos: O primogênito de Adam na carne foi Caim, mas para Deus foi Abel. Abraão teve dois filhos. Ismael e Isaque. Ele pôs sua semente física em Ismael e Isaque. Ismael foi o primogênito de Abraão e Isaque foi o que recebeu a semente de Deus e foi o primogênito para Deus. Não precisamos de anos de teologia para entender isso. Isaque teve dois filhos. Esaú foi seu primogênito, mas Jacob (Israel) foi o primogênito de Deus. 
Então se o primogênito é o primeiro a nascer e recebe herança em dobro e todas as histórias da bíblia apontam sempre o segundo como eleito por Deus, temos um problema. Será que Deus mudou a lei do primogênito ?  Ele não mudou. Permanece absolutamente fiel.
Nós precisamos ser capazes de aprender nestes tempos que não podemos ver além da semente física. Precisamos ser capazes de entender o que o nosso Pai nos está ensinando. E é isto que Ele está nos revelando nestes últimos dias. Quem é Seu primogênito. Quando Abraão levou Isaque para sacrificar, Deus disse: pegue seu filho, seu único filho. O primogênito de Deus. Deus não pediu para Abraão levar seu primogênito. Deus pediu o Seu primogênito. Isaque é uma imagem do primogênito de Deus, Yeshua. Não o primogênito de Adam, de Abraão. Abraão, como Adam só pode reproduzir sua semente que é carne. Essa é uma das razões por que Shaul diz que os filhos da carne não são os filhos de Deus. Se você nasce da árvore natural, mas não crê no Deus de Abraão , Isaque e Jacob,   Shaul diz que seu ramo será cortado.  Ele descreve isso em Romanos 11. Essa é a imagem que temos em Romanos 11:
Temos a oliveira cultivada natural e temos a oliveira silvestre. Temos a árvore cultivada, cuidada, de Deus e árvore que cresceu lá fora, no mundo, do seu proprio jeito. Temos também os ramos da oliveira cultivada que foram cortados e estão na terra, dando frutos. Temos ainda os ramos da oliveira silvestre enxertados na oliveira cultivada. A oliveira silvestre e os ramos cortados da oliveira cultivada não produzem os frutos da oliveira cultivada. Somente ela, a oliveira cultivada e os ramos da silvestre enxertados nela produzem bons frutos. Com isso podemos entender que a “igreja” não tomou o lugar de Israel. Israel continua sendo Israel. A “igreja” continua sendo a “igreja”. Não esqueçamos que Israel, sob a perspectiva de Deus, não a do homem, são aqueles que acreditam no Deus de Abraão, Isaque e Iacov. Naturais ou enxertados. Todos os nascidos dos lombos de Abraão e também os estrangeiros e peregrinos entre eles. Sempre foi uma questão de Fé. Deus não está interessado de onde viemos, na carne, no sangue. Para entrar no Reino é somente uma questão de Fé. Nós, como seres humanos, temos a habilidade de fazer escolhas. É por essa escolha que fazemos, que entramos ou não no Reino de Deus.
Isto, esta escolha, está relacionada com o espírito do homem. Nenhuma outra criação de Deus tem espírito, e por isso não tem escolha. Então temos que todos aqueles ramos, os da oliveira silvestre ou os da oliveira cultivada que haviam sido cortados, que agora por sua escolha, foram enxertados na oliveira cultivada, Oliveira Verdadeira, se alimentam da única semente boa . A semente da árvore da vida. A semente da mulher. A Palavra de Deus. Yeshua. Isto é tão simples. Não precisamos de nenhuma teologia complicada para entender isso. 

Gn 26:4-5  LTT
 4 E multiplicarei a tua semente como as estrelas do céu, e darei à tua semente todas estas terras; e [em tua] semente [serão] benditas todas as nações da terra; 
 5 Porquanto Abraão obedeceu à Minha voz, e guardou o Meu mandado, os Meus preceitos, os Meus estatutos, e a Minha Torah. 

Abraão é o nosso padrão para a Fé. Todos que crêem no Deus de Abraão, Isaque e Jacob, tem dentro de si a única boa semente e quando produzem fruto, abençoam todas as nações. A semente é a Palavra de Deus que se fez carne, Yeshua, a Torah. Você podia até pensar que a Torah não existia antes de Moisés recebe-la no Monte Sinai. Mas digo a você que agora a Verdade chegou até a sua vida. Não há como negar verdades simples como essas. A Torah é eterna. Ela sempre existiu. Precisamos nos render a estas verdades porque nos últimos dias teremos uma enorme batalha entre a boa semente e a semente da serpente. Temos que discernir a boa semente. Estamos muito bem na matéria da divisão. Precisamos entender o que a boa semente é e o que não é. A semente da mulher sempre foi “aqueles que crêem no Deus de Abraão, Isaque e Jacob. 

Nos veremos na próxima vez.....

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap



Nenhum comentário:

Postar um comentário