sábado, 14 de janeiro de 2012

Raízes 13



Shalom Aleichem!

No estudo anterior vimos um pouco sobre a palavra hebraica para revelação, que é Hitgalut, e que significa na sua raiz Galah, ir para o exílio, descobrir-se, remover, partir.
Oséias 14 fala sobre o reajuntamento, o reagrupamento dos exilados e o fato de que multidões de gentios se unirão e voltarão com eles. Não porque são desta ou daquela tribo. Todos somos estrangeiros e peregrinos. Fomos enxertados. Paulo fala em Romanos 11 que fomos enxertados na árvore natural.

Sl 1:3 LTT
Pois [será] como a árvore plantada (shathal=transplantada) junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu devido tempo; as suas folhas não murcharão, e tudo quanto fizer prosperará.

A palavra hebraica normalmente usada para plantar é natah, e não shathal, que é a palavra hebraica para transplantar.
Quando os exilados voltarem à terra, fisicamente, haverá multidões que se juntaram a eles, porque escolheram se juntar à eles como um ato da própria vontade. Quando a árvore vier de volta, todos os ramos, os naturais que foram quebrados e que acreditavam no Deus de Abraão, Isaac e Jacob e são enxertados na sua própria árvore ou os ramos da oliveira brava que foram enxertados pela primeira vez. Quando a árvore vem de volta , todos os ramos voltam com ela. Nenhum fica para trás.Yeshua diz:

Jo 6:39 LTT
E a vontade do Pai havendo-Me enviado é esta: Que Eu não perca [nenhum] de entre todos aqueles que Ele Me tem dado; pelo contrário, Eu o ressuscitarei no último dia;

A bíblia diz que “os dias do meu povo são como os dias de uma árvore”. A bíblia começa com duas árvores. Com duas sementes, que são produzidas por árvores e que produzem árvores. Uma semente é da arvore da vida, e comendo dessa arvore, o que você produzirá? Vida......
Qual é a outra árvore? Você só tem duas alternativas. Você não tem três, quatro ou mais árvores para escolher para comer. Você só tem duas alternativas. Em Gênesis 3:15 não temos três ou quatro sementes. Temos a semente da mulher e a semente da serpente. Sementes produzem árvores. Quero que você comece a entender que salvação, redenção, dons, leis, são coisas simples que você pode comprovar olhando para o seu jardim, e não o que a teologia, a teologia de princípios abstratos faz, transformando o simples de Deus em algo completamente fora do nosso alcance.
Todas as parábolas dizem e tem a ver com sementes. A maioria delas é sobre plantio, colheita, agricultura. Algumas parábolas são acerca de noivas e noivo através dos quais, na economia de Deus, são projetados para o casamento e a conseqüente geração de filhos, a semente do homem. Todas estas imagens que o Pai nos dá, nós transformamos em teologia . Creio que por ser Deus mais esperto do que nós, está nos trazendo de volta nos últimos dias a simplicidade do início das Escrituras, e uma das maneiras que Ele está fazendo isso é restaurando a língua pura do inicio como fala Sofonias 3:9.

Sf 3:9 LTT
Porque então retornarei a [todos] os povos uma (única e) pura linguagem4 , para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que O sirvam como [tendo eles] um [único] ombro5

Relembrando Hebreus 11:1 que nos diz o que é fé.

Hb 11:1 LTT
Ora, [esta] fé é o fundamento- da- certeza d[as coisas] sendo esperadas, [e a] prova- demonstração das coisas não sendo vistas.

Hb 11:1 JFA-RC
Ora, a fé é o firme fundamento (hupostasis = substância real) das coisas que se esperam e a prova das coisas (pragma = aquilo que ´ou existe) que se não vêem.


É isso que a bíblia diz que a fé é: substância e evidência. Mesmo não vendo Yeshua, eu ainda assim creio, pelas evidências, pelo quintal de casa, pela segunda testemunha, pela Torah. Isto é fé bíblica.

Vejamos esta passagem do livro de Oséias.
Os 14:1 LTT
Retorna, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pela tua iniqüidade tens caído. 2 Tomai convosco palavras, e retornai ao SENHOR; dizei-Lhe: Tira toda a [nossa] iniqüidade, e recebe-[nos] graciosamente ; e ofereceremos como novilhos [os sacrifícios dos] nossos lábios.

A bíblia ensina que o conceito de Israel sempre existiu, mesmo antes de Jacó. O padrão, especialmente quando você lê o livro de Êxodo, traz esse conceito de Israel, sempre usado para descrever aqueles que eram literalmente “dos lombos de Abraão”, que acreditavam no Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e todos aqueles que como os estrangeiros e peregrinos, se uniam a eles. Sempre é assim que Israel é. Israel são aqueles que acreditam no Deus de Israel. Paulo entendeu isso muito claramente e assim em Romanos ele diz que nem todo Israel é Israel.

Rm 9:6 JFA-RC
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Rm 9:6 LTT
Todavia, não que a Palavra de Deus tenha falhado: Porque nem todos os [que são] provenientes- de- dentro- de Israel [são,] aqueles [mesmos], israelitas;
7 Nem porque são semente de Abraão [são] todos filhos; mas (está escrito): "Em Isaque, uma semente será chamada para ti". [Gn 21:12]
8 Isto é: Os filhos da carne4 , estes não [são os] filhos de Deus; mas, os filhos da promessa, [estes] (são os que) são contados [como] dentro da semente.,

Nem todo Israel é Israel. Os filhos da carne, que somos todos nós, não são contados como filhos de Deus, mas sim os filhos da promessa. Não é o seu nascimento terreno que importa, se você é da tribo de Judá ou Levi ou ainda se você é filho ou neto ou tatatata.....tataraneto de Abraão. Os filhos da promessa são contados como semente, não os filhos da carne. Isso por causa da lei das espécies, como nós podemos ver em nosso empírico mundo, um mundo de substância e evidência, que é a fé bíblica. Não o pensamento evolucionista, mas sim coisas que você vê do lado de fora de sua janela. Não especulações do que que aconteceu a bilhões de anos atrás, mas o que você e eu vemos em operação bem em frente aos nossos olhos, como segunda testemunha. Portanto, quando eu olho para fora através da janela, o que vejo são cabras produzindo cabras, gado produzindo gado, corujas reproduzindo corujas, limões produzindo limões e homens reproduzindo homens. A lei das espécies de Gênesis em ação. Os primeiros capítulos de Gênesis, a fundação para tudo que segue,uma das razões pela qual Isaías repete sete vezes em seu livro, que se você quer saber o fim, vá para o início, para B’Reshyith, para Gênesis. Quando você volta ao início, nota que o nosso Pai criou tudo exatamente como deveria ser, lá no início. Deuteronômio diz que “o Seu trabalho é perfeito”. Ele é nosso Pai, nosso Criador. Acredite, Ele sabe o que faz. Então no início Ele criou os seres humanos, plantas e animais, tudo que tem vida neste planeta. Deus disse que tudo que criou no início era muito bom. A palavra hebraica usada aqui traz a idéia de algo feito completo, do jeito que deveria ser, não faltando nada. E Deus disse: multipliquem-se.
É preciso muitos anos de seminários teológicos, faculdades e cursos para entender isso. Uma pergunta simples. Por mais de 2000 anos temos tido esse tipo de pessoas fazendo uma separação entre eles e o povo, achando que seus calvinismos, assembleismos, batistismos e outros ismos os coloca na super alta posição de clero, doutores, e o resto do povo no ignorante laicato. O que de fato eles tem feito de bom ao Corpo do Messias? Estão ainda debatendo, argumentando e dividindo o Corpo. Nesses mais de 2000 anos nada foi resolvido e ainda se discute as mesmas coisas. Me traga a memória algo de bom que tenha sido feito por eles. Deus, sendo mais experto que nós , nos últimos dias, através do ministério de Elias, está restaurando todas as coisas. Está nos trazendo de volta a simplicidade das Escrituras no início.

Voltando a Oséias.

Os 14:1 LTT
Retorna, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pela tua iniqüidade tens caído. 2 Tomai convosco palavras, e retornai ao SENHOR; dizei-Lhe: Tira toda a [nossa] iniqüidade, e recebe-[nos] graciosamente ; e ofereceremos como novilhos [os sacrifícios dos] nossos lábios.

Quem tem caído pelas suas iniqüidade? Todos nós.
Tomai convosco palavras, dabar. Palavras significam coisas. Temos que voltar ao início para estarmos capacitados a ensinar a Palavra de Deus. O sentido de toda palavra na bíblia está embutido em três coisas: Uma casa, uma família e um pedaço de terra. Todos estamos familiarizados, por exemplo com a parábola do filho pródigo. Essa parábola começa com dois filhos em casa com seu pai em um pedaço de terra. Então um dos filhos decide sair (espalhados pelo mundo) e fazer as coisas a sua maneira, ao invés da maneira do pai (maneira de Deus). Em algum ponto ele percebe que aquilo não era o que ele queria e deveria estar fazendo e decide voltar para casa, para a família, para o pai, para a terra. Então, voltando a simplicidade de uma casa, uma família e um pedaço de terra, ele percebe que só assim pode ser abençoado. Ele (Israel) que esteve perdido no mundo, exilado, volta então ao início (B`Reshyith), junto ao Pai e a seu irmão (Judá). Se você entende o início, entende todas as parábolas.
A teologia simples é esta: Deus é bom e o Diabo é ruim.
Tudo que Deus criou e ordenou pra nós é bom. Tudo que Ele nos diz para comer é para o nosso bem, e o que Ele nos disse para não comer faz mal pra nós. As Festas de Deus são boas e as outras tais como: páscoa dos coelhinhos, natal, dia das mães, dia dos pais, dia de finados, etc... , são más. Sábado é o dia que Deus disse para não trabalhar e não domingo. Você viu? É tudo muito simples, porém foi feita uma bagunça tremenda. Nós precisamos voltar a simplicidade do início. O inimigo também sabe que tudo que Deus nos ensina está dentro de: uma casa, uma família e um pedaço de terra. E sabendo disso ele sempre vai tentar corromper e destruir isso. Não porque ele não gosta de casas, portas, garagens, grama e pessoas. Satanás vai corromper o que Deus criou, a imagem que Ele desenhou para ser. Pai, mãe e filhos e não pai e pai ou mãe e mãe e filhos. Ele está corrompendo o núcleo da família. Nos últimos anos, a família não é mais o que deveria ser. O que ele também está corrompendo de uma forma muito forte é o nosso corpo. Um exemplo disso são os fast foods tipo: BigBurger, MacDonalds, Pizza Hut entre outros tantos. Quando se introduz químicos, alimentos geneticamente modificados, coisas estranhas a criação de Deus, se provoca mutações em nossos corpos. Novas doenças, novos comportamentos, novas estruturas genéticas, que passamos as novas gerações.Mais uma vez digo que ele não faz isso porque odeia cabelos, unhas, pele. Ele o faz para corromper a imagem da criação de Deus para nos impedir de ver o que revelam essas coisas simples, ou seja: o próprio Deus e Sua vontade. Deus escolheu nos revelar tudo que está na bíblia através de uma casa, família e terra, porque em qualquer parte do mundo você pode ver essas três coisas. Não importa se você vive em São Paulo ou no meio do Amazonas, você sempre vai encontrar essas coisas. Outra coisa que ele está corrompendo é a terra. Adubos, pesticidas, grãos modificados geneticamente. Tudo isso também vai para o nosso corpo. Além disso, hoje você pergunta a uma criança que vive no centro de grandes cidades de onde vem o ovo e provavelmente ela vai te responder que vem do supermercado ou da geladeira. O inimigo sabe que todas as parábolas se revelam no campo, na agricultura, e então essa imagem, ele também corrompe. O princípio da semente está gravemente corrompido. Tem pessoas fazendo, por exemplo inseminação artificial para ter filhos e dizendo que oraram a Deus e receberam confirmação disso. Princípio da semente produzindo frutos que produzem árvores sendo corrompido. Essa é a idéia por traz de tudo. Corromper, roubar, matar e destruir a semente, a palavra de Deus, de tal maneira que hoje como foi na época de Yeshua, nós não O reconheçamos, O Verbo, a Palavra que se fez carne. Com este plano do inimigo, o que vai acabar acontecendo é que não se vai produzir mais, pois a semente não mais existirá. Todos terão, como já acontece hoje na grande maioria, de comer da semente da árvore do conhecimento do bem e do mal e não mais da árvore da vida.
Esteja atento.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Um comentário:

  1. Penso que como originalmente os seres apresentam ciclo vital, cada qual conforme sua espécie, nascem, crescem, reproduzem e morrem. E as coisas dessa Terra estão sobre o comando de Deus e nada foge ao seu domínio.

    ResponderExcluir