quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Raízes 14


Shalom Aleichem!

Quando você não sabe o significado de uma palavra, vai ao dicionário para saber.
A Tanach (OT) pode-se dizer que é o dicionário da Brit Hadashah (NT).
Queria lembrar novamente algo antes de prosseguirmos. Dentro dos processos do pensamento, a diferença entre forma e função. 
A língua hebraica e a cultura que norteia nossa bíblia é orientada pela função. 
O nosso Pai nos deu palavras com um propósito e que tem um desenho e uma função. Muitas religiões ocidentais, e o judaísmo moderno também, podemos dizer que estão infectadas pelo pensamento ocidental evolucionista e tornaram muitas funções em forma. As pessoas julgam as outras pela aparência. Há funções como por exemplo em Números 15 onde Deus nos ordena colocar o tsiytsith (franjas) na orla das vestes. Há uma função nisso. Isto era para lembrar aos filhos de Israel dos mandamentos dados pelo nosso Pai.
Note mais uma vez que o conceito de Israel é anterior a Iacov (Jacó). 
Agora Deus nos mandou colocar os tsiytsith nas vestes porque todos temos que nos vestir todos os dias. O que a religiosidade fez foi dar forma para o que Deus mandou que se fizesse. A religião disse que os tsiytsith deveriam ter 4 cordas, dobradas como tranças, com o cumprimento de um palmo, 5 nós, etc... Mas Deus disse apenas que se fizessem tsiytsith para ser colocados nas vestes, só isso. Agora temos pessoas dizendo que se não for feito desta maneira não é santo, você está em pecado. Julgamento pelo exterior, pela forma. Pensamento greco-romano.
A melhor maneira de você entender os mandamentos de Deus é de uma maneira paternal e não de uma maneira legislativa, legalista. Nós temos o hábito de ver os mandamentos de Deus de uma maneira ocidental, legislativa. Vemos Deus sentado sobre um trono de legislador supremo, com longos cabelos e barbas brancas, com uma vara na mão pronunciando sentenças: culpado !  inocente ! Mas se vermos os mandamentos de uma forma paternal, chegaremos facilmente a conclusão de que se trata de um Pai falando com seus filhos. Temos que tentar entender o Criador de todo o universo como um pai ensinando a seus filhos a melhor maneira de viver. Quando entendemos isso, entendemos o que a religião tem feito. Forma ao invés de função. 
Vamos a um exemplo: O pai pede ao filho que leve o lixo para a calçada todas as terças a noite. Ordem simples. Sob uma perspectiva de religiosidade temos: 
O filho pergunta ao pai. - Pai, devo levar o lixo vestindo uma calça e uma camisa vermelha? Devo assobiar Sabor de Mel quando levar o lixo? Devo usar um boné? 
Sabe o que o pai diz? - Simplesmente leve o lixo lá fora toda terça. Em outras palavras, nosso Pai nos mostra a função e nós a transformamos em um sistema religioso. 
Deus nos deu habilidades, individualidade. Por isso alguns mandamentos na bíblia parecem ambíguos. Temos as sete festas de Deus. Os Shabath. As festas das luas. 
Deus nos deu algumas das instruções de como devemos proceder, mas não especificamente todos os detalhes. 
Você sabe, de acordo com as Escrituras, a uma diferença entre pedras e tijolos. 
Religiosos querem nos tornar tijolos. Todos iguais, se comportando da mesma maneira, vestindo o mesmo estilo de roupas, falando de forma igual, o crentês, como se fossemos todos pingüins. O nosso Pai diz que somos como pedras vivas. 
Pedras são quadradas, redondas, retangulares, regulares ou irregulares.Tijolos são todos iguais. Tijolos são feitos por homens. Pedras são feitas por Deus.  A torre de Babel foi feita com tijolos. Pedras tem individualidade. 
Voltemos para a função. Ha uma função para todas as coisas.  
Quero que você entenda que há uma razão pela qual o principio da semente se expressa na vida de Caim, Ismael e Esaú. Digo mais. Há um deus de Caim, Ismael e Esaú. A outra semente. A semente da serpente. Então vamos lembrar um pouco o principio da semente. Quando falo de Esaú como sendo a semente da serpente, não estou falando do Esaú físico mas sim do Esaú espiritual. 
Há duas sementes em Gn 3:15.

Gn 3:15  LTT
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a Semente dela; Este te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar dEle."

A semente da mulher e a semente da serpente. Essas sementes são inimigas entre si. 
No final serão duas sementes como revelado no início. Essas duas sementes não são sementes físicas. Na Tanach (Velho Testamento) tanto quanto na Brit Hadashah (Novo Testamento) essas sementes são claramente identificadas. 
Yeshua nos revela quem Ele é na parábola do semeador. 
Em Lucas Yeshua nos diz do que se trata a parábola. 

Lc 8:11 LTT
Mas esta parábola significa (isto): A semente é a Palavra de Deus;

Então Yeshua é a semente. Que é a Palavra de Deus. Que se fez carne. 

Jo 1:1 LTT
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de o Deus, e a Palavra era Deus .

Jo 1:14 LTT
E a Palavra se fez carne, e estendeu- [Seu]- tabernáculo- tenda entre nós (e contemplamos a Sua glória, glória na [Sua] qualidade de [Filho] unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade.

Temos duas coisas aqui:
1-Yeshua é a Palavra. 
Gramática, escrita, falada. É assim que a bíblia é revelada a nós: por palavras.
2-Yeshua é o Corpo. 
Se fez carne e habitou entre nós.

Shaul (Paulo) identificou muito esse principio da semente para nós. 
Depois de Mosheh (Moisés), Shaul foi o que tratou mais sobre isso.

Gl 3:16 ​ LTT
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua Semente . Ele (Deus) não diz: "E às sementes", como [falando] sobre muitas (sementes), mas como sobre uma [só]: "E à tua Semente", O Qual (semente) é [o] Cristo. [Gn 3:15; 21:12; 22:18, Rm 9:6; He 11:18]

Temos então só uma boa semente, Yeshua, a semente da mulher.
Digo a você que a semente do inimigo também tem suas palavras. Palavras também são ensinamentos. Já falamos sobre isso antes. Palavras são coisas que saem de nossa boca. Sobre esse assunto Iacov diz:

Tg 3:1 LTT
Ó irmãos meus, não vos torneis, muitos [de vós], professores- mestres, tendo sabido que receberemos mais duro juízo.

Iacov nos diz isso para que tenhamos muito cuidado com o que ensinamos, mestres e também pais. Palavras são muito edificantes ou perigosas. 
Iacov continua falando sobre a língua, o ensinar, o falar, de como isso pode destruir o Corpo. 

Tg 3:6  LTT
A língua também [é] um fogo, o mundo de iniqüidade. Assim a língua está posta entre os nossos membros, contaminando todo o corpo e inflamando o curso da natureza, e sendo inflamada pelo Inferno.

Iacov diz: “Inflamando o curso da natureza” . 
Essa frase no grego é:     “phlogizo trochos genesis”.  (floguiso trokos guenesis)
Que literalmente quer dizer:  “incendiar (destruir) os ciclos (rodas) de Gênesis”.
Deus estabeleceu esses ciclos  e a bíblia nos ensina em padrões cíclicos, não em forma linear.
O conceito de ciclos vem da terra. A revelação de como Deus opera em ciclos vem do campo. Quando se planta um jardim. 
A primeira coisa que Deus disse a Adam foi: “guarde o jardim”. 
A palavra hebraica traduzida como “guardar” é Shamar (Shin mem resh), que quer dizer: vigiar, observar, prestar atenção. 
O principio que Deus nos ensina aqui é observar como funciona um jardim, uma plantação. Ver como uma semente é plantada. Como se reproduz. Produz uma raiz, um caule, tronco, folhas, flores e frutos. O fruto contem a semente que começa o ciclo outra vez. Esses princípios passados em Gênesis vão nos fazer entender a semente da mulher e a semente da serpente. Há palavras que destroem tudo isso, como Iacov (Tiago) falou. Portanto esteja atento e tome cuidado com o que você ensina, com o que diz. 
As religiões ao redor do mundo ainda estão contra o Deus de Abraão, Isaque e Iacov. O Islã, por exemplo, tem o ensinamento da semente da serpente, do deus de Caim, Ismael e Esaú. Não é o fato de ter nascido no Irã, Iraque, Afeganistão, etc... 
Tem a ver com o que eles ensinam. 
As palavras são tão importantes que o nosso Pai escolheu se revelar a nós por “palavras”. E como as vezes palavras contém conceitos não visíveis, Ele nos dá como segunda testemunha, flores, plantas, frutos e assim por diante. Deus não está falando de sementes físicas.

Jo 1:12-13   LTT
12 Mas, a tantos quantos O receberam, a estes deu [a] autoridade para ser[em] tornados [os] filhos de Deus, [a saber,] àqueles [que estão] crendo para dentro do Seu nome,
13 Os quais não foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangue, nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, mas provenientes- de- dentro- de Deus.

Yeshua não poderia ter nascido do sangue, da vontade da carne e da vontade do homem. Tinha que nascer da vontade de Deus. Os filhos de Deus, filhos da promessa, não são nascidos do sangue, da vontade da carne ou da vontade do homem, mas sim de Deus.  
Shaul fala basicamente a mesma coisa em Romanos.

Rm 9:7-8  LTT
8 Isto é: Os filhos da carne , estes não [são os] filhos de Deus; mas, os filhos da promessa, [estes] (são os que) são contados [como] dentro da semente. 
9 Porque esta é [a] Palavra d[a] promessa: "Segundo este tempo virei, e haverá um filho para Sara". 
Os filhos da carne não são os filhos de Deus, mas sim os filhos da promessa são contados como sendo de dentro da semente da mulher. Mais uma vez, tudo gira em torno da agricultura . Deus está nos mostrando através de simples imagens e princípios da agricultura como os filhos de Deus nascem. Isso devido a lei de reprodução das espécies de Gênesis. 
Por causa da queda de Adam, Deus removeu Sua Semente, Sua Palavra dele, de Adam.  Agora Adam produz, frutifica, multiplica a sua própria espécie, sem Deus.

Gn 5:1-3  LTT
 1 Este [é] o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus Ele o fez. 
 2 Macho e fêmea os criou; e os abençoou e chamou o nome deles Adão, no dia em que foram criados. 
 3 E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou [um] [filho] à sua própria semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete . 

Deus criou o homem (Adam) a Sua Semelhança. Após sua queda, Adam gerou um filho, Sete a sua própria imagem e semelhança. 
Entre Gênesis capítulo 1 “no dia em que Deus o criou à Sua Imagem” e um pouco depois no capitulo 5, o homem disse a Deus pela sua própria vontade, ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não queria a Sua Palavra. Adam escolheu a outra semente, a da serpente.
O homem disse não a Palavra de Deus. Então Deus disse: “desse dia em diante certamente morrerás”. Agora ele, o homem tem dentro de si a semente da arvore que ele comeu. Do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Agora ele gera filhos dessa semente e não mais da semente de Deus que vem da árvore da vida. O homem depois da queda passa a não ter vida em si mesmo. Deus disse para não comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal porque havia uma semente dentro desse fruto. 
Deus odeia mistura. Por isso Ele retirou Sua semente do homem. 
De acordo com a lei das espécies, Adam de agora em diante vai reproduzir essa semente. Deus agora tinha um dilema. Mas Ele amou o mundo de tal maneira.....

Até a próxima....

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap


Nenhum comentário:

Postar um comentário