quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Raízes 12


Shalom Aleichem!

Em alguns dos estudos anteriores da série Raízes, temos falado sobre algumas palavras hebraicas e o que as mesmas  significam lá no início. Espero que tenha conseguido ajudar você a ver que o nosso Soberano Deus soberanamente decidiu revelar a Sua Palavra através de palavras simples que estão escritas na bíblia.
Sabemos qual a importância das palavras, principalmente os que tem a responsabilidade de ensinar. Colocamos para você uma série de exemplos e o que significam na sua raiz , bem no inicio de quando foram originalmente escritas. 
Também falamos sobre a diferença nos padrões de pensamento. A diferença entre os processos do pensamento ocidental, do tipo grego helenístico, e o do pensamento oriental hebraico, daquele povo que você se lembra, escreveu a bíblia.  
Agora estamos indo para outro campo aqui. Nós vamos lidar mais com as coisas que estão no final. 
A maioria de nós percebe claramente que estamos vivendo em tempos precários. Mesmo aqueles que não acreditam necessariamente em Deus, sabem identificar em que tempos estamos vivendo.
Lemos isso nas profecias escritas na bíblia, sobre os tempos finais.
De fato, no livro do apocalipse (Hit Galut) diz:

Ap 19:10 
E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia

Assim, tomando por base mais uma vez o que disse Isaías, e ele disse não uma mas seis outras vezes em Is 46:10, que em resumo é :   
Deus declara o fim desde o principio. (magid  mereshit 'acharit)
Então, eu pergunto a você : 
Onde está localizado o principio, segundo as Escrituras? 
Em B’reshiyth (Gênesis) . 
Só lembrando: a primeira palavra da bíblia é b’reshyith e significa princípio.
Digo a vocês que, especialmente nas palavras vermelhas do Novo Testamento, todos sabemos de onde elas vieram, todas as parábolas que Yeshua disse são o culminar de todas as profecias , envoltas em parábolas. Se você lê as profecias de Isaías, Jeremias, Daniel, Zacarias e assim por diante, Yeshua as envolve em torno das parábolas do Novo Testamento. Yeshua nos diz através da parábola do semeador, quais os quatro tipos de solo, através de Lucas, e o que significa a parábola:

Lc 8:11 Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus; 

Em seguida, na versão de Marcos, Ele nos disse que se você entender essa parábola que trata de termos agrícolas, semear, plantar, colher, então você vai entender  todas as parábolas, e as parábolas são o testemunho de Yeshua, o espírito da profecia e estão todas no Antigo Testamento. 
Nos estudos a seguir, iremos tomar algumas dessas coisas, especialmente alguns dos versos mais conhecidos, particularmente no livro do Apocalipse e realmente levá-los de volta ao começo e ver como o nosso Pai já identificou para nós as coisas que são ditas no final para que todos entendamos o livro do Apocalipse, Hit Galut em hebraico. 
Hit galut tecnicamente é o conceito hebraico de exilio. Galut vem da raíz hebraica galat que significa revelar algo, e é também a base para o salmo 23:3 que é quando David está orando e ele diz: guia-me em Seus ciclos de justiça. Em hebraico, todas as palavras que têm G e L, guimel e lamed, têm a ver com rolar algo. Podemos representar isso como quem esta andando e encontra uma pedra e a rola mostrando o que havia em baixo.  
Sei que já disse isso antes, mas isto é o que nosso Pai está fazendo nos últimos dias, trazendo-nos de volta para a simplicidade do começo, porque o intelectualismo, a teologia sistemática tornou abstratas as coisas simples e concretas da bíblia.
Nós temos uma pedra e o que está debaixo dela não foi revelado, e quando você rola esta pedra, é exposto o que estava antes escondido debaixo dela.
Essa é a idéia de exílio, diaspora, a casa de Israel espalhada, exilada por todas as nações, fora da proteção do Pai, fora da sombra de Suas Asas, expostos a toda espécie de perigos, sem proteção.
A palavra meguila (pergaminho) também tem G e L nela, e por isso tem o sentido de rolar. Enrolar e desenrolar um pergaminho revela o que há dentro dele. Como falamos antes, temos no salmo 23:3 “guia-me em Seus ciclos de justiça”, temos expresso o conceito de ciclo. Na tradução que temos para o português, “veredas”, esse conceito é perdido pois se usa o processo de pensamento darwinista evoluçionista das modernas religiões ocidentais. Existem palavras mais adequadas em hebraico para veredas, existem palavras em hebraico para caminho reto, há muitas, mas esta não é a palavra usada aqui, que é a palavra `agol (ayn, guimel e lamed), por um propósito especifico. E esse propósito é mostrar algo cíclico, que rola.  Portanto, uma palavra em hebraico que tenha G e L nela, especialmente quando estão juntas, tem essa nuance de ciclo, de rolar. Também é a raiz da palavra hebraica para onda do mar, pelo seu sentido de rolar quando na beira da praia. Então essa é a razão pela qual todas essas coisas são “embrulhadas”, “enroladas”, “guardadas” no livro do Apocalipse. Não só porque isso significa “revelar”, mas tudo nele aponta para o fato de que este livro é todo sobre a reunião dos exilados, todos os remanescentes que estão espalhados por toda a terra. O cumprimento final, podemos assim dizer, de todas as profecias dos dispersos da casa de Israel por toda a terra. e assim verdadeiramente o fim tem sua revelação lá bem no principio, em Gênesis, como Isaias diz. Vou lembrá-lo mais uma vez de que todos os desejos e vontades de Deus para todos os fins, a revelação e mesmo as profecias em toda a Escritura, estão nos quatro primeiros capítulos de B’Reshiyth (Gênesis).Se você entender esses primeiros capítulos, vai começar a entender o final. Muitos de nós nos encontramos indo para o meio para entender o final, indo para Jeremias, Daniel, Zacarias, e assim por diante. Quantos vão para o começo para entender o fim? 
Nos nossos próximos estudos, vamos estar falando um pouco sobre um personagem central nas Escrituras, Esaú. Você e eu, os adoradores do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que é o nosso Deus, é o Deus de Israel, e é sempre referido como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e isso não é uma coincidência, porque é uma bela imagem dos quatro tipos de solos produzindo frutos a 100, 60 e 30 vezes. Quando chegarmos ao quarto tipo de solo, esse é o solo que produz o fruto bom em que a semente é produzida. Os três primeiros solos e nós vamos falar mais sobre isso nos estudos seguintes, os três primeiros solos são identificados como o modelo de Caim, Ismael e Esaú, e que há um deus de Caim, Ismael e Esaú em oposição ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Quando vemos os quatro solos, vemos que produzem a100, 60 e 30. Por que não dize-lo da maneira que normalmente se diz, que seria produzir a 30, 60 e 100 vezes, o que é feito no evangelho se Marcos. 
Mateus não faz dessa maneira. Mateus é aquele que apresenta o Messias, Yeshua, a partir de uma posição da tribo de Judá, a partir da posição de rei de um reino, e ele diz 100, 60 e 30. Paulo nos diz: que se nós somos como o  messias , então somos descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa. Paulo diz isso aos Gálatas, aos gentios, aos novos crentes, “se você é como o  messias”, e desde quando o Messias está conosco? Segundo João, desde o início, desde o princípio. Não a partir de Mateus . A igreja não entra em cena em Atos 2.  Os apóstolos não começaram no Novo Testamento. Falamos sobre isso em estudos anteriores. 
Assim que, quando você voltar e ler as histórias de Abraão, Isaque e Jacó, vai entender o que Paulo estava dizendo aos Gálatas. Vai perceber que as Escrituras nos revelam as idades dos três quando se produziu o seu fruto. Abraham aos 100 anos, Isaque aos 60 e Jacó, aquele que representa Jacó é José e a casa de José representa a casa de Israel, a bíblia nos diz que ele produziu o seu fruto aos 30 anos, a mesma idade em que Yeshua começou seu ministério, produziu frutos. Então dos quatro solos um produz frutos de Abraão, Isaque e Jacó, porque se você é um messias, é uma semente de Abraão. Yeshua está tentando nos dizer algo tão íntimo e tão pessoal acerca de nós nessa parábola. Vamos um pouco mais profundo aqui. Vejamos Oséias:

Os 14:1-2
Retorna, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pela tua iniqüidade tens caído. 
Tomai convosco palavras, e retornai ao SENHOR; dizei-Lhe: Tira toda a [nossa] iniqüidade, e recebe-[nos] graciosamente; e ofereceremos como novilhos [os sacrifícios dos] nossos lábios. 

O povo de Deus, Israel se dividiu na casa de Israel e na casa de Judá, e foram espalhados por todas as nações. As profecias dizem que nos últimos dias, Ele os traria de volta a terra. A profecia também diz que quando o Meu povo que Yeshua no Novo Testamento chama as ovelhas perdidas da casa de Israel, quando eu trazê-los de volta à terra, lá vai ser uma multidão de gentios que se unirá com eles e serão um só rebanho e um só pastor. Sua morte e ressurreição no madeiro, Ele diz que o propósito era o de tornar todos em um só rebanho com um só pastor. 
Assim as profecias são muito claras sobre haver uma multidão, mesmo Isaías alude ao fato de que haverá mais da mulher solteira do que da casada. Deveremos fixar as estacas para alargar a tenda, lembre que tenda está relacionada com graça, para receber as multidões que virão de Judá, de Israel, da Australia, do Brasil, porque não importa de onde você venha, um crente no Deus de Abraão, Isaque e Jacó é um crente. Todas essas profecias se referem ao reajuntamento do povo de Deus nos últimos dias.
O processo de restauração de todas as coisas começou com a ressurreição de Yeshua. Lembre-se do que Yeshua disse sobre João, o batista. Se você receber João como Elias, e o ministério de Elias fera “restaurar todas as coisas”, entende que o processo de restauração já começou.
Yeshua, no primeiro século do calendário gregoriano nos diz que se você receber João, o batista, aludindo à possibilidade de que talvez algumas pessoas não vão recebê-lo, mas se você recebê-lo, João, o batista como Elias, o que Ele está dizendo é que a restauração de todas as coisas já começou para aqueles que adoram o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Deus, sabendo como somos e o que esperar de nós, que temos um espírito, que temos uma alma, uma parte pensante, e que temos um corpo, que expressa o nosso comportamento, a fim de que nos comportássemos de certa maneira, Deus sabia que teríamos de pensar dessa maneira, por isso Paulo disse no livro de Filipenses: 

Fp 2:5 
Porque seja este o pensar- sentir dentro de vós: Aquilo que também [foi pensado- sentido] dentro de Cristo Jesus, 

Que tipo de mente o Messias tinha? Calvinista, presbiteriana, assembleiana, batista ?
Não, em absoluto. 
Yeshua era hebreu e pensava e agia como tal.
Assim o Pai sabe que a única maneira de você se comportar-se como o Messias é começando a pensar como o Messias. A fim de nos levar a pensar como o Messias, o Pai tem que ter o nosso coração primeiro. Este é exatamente o modo como o tabernáculo do deserto foi projetado, o Santo dos Santos, o Santo Lugar e o Pátio. 
Assim que Deus tem nosso coração (Santo dos Santos), depois nossa mente (Santo Lugar) é mudada, e então o corpo, comportamento que todo mundo vê (Pátio).
Quando o Pai lida com aqueles que não O conhecem, Ele começa no Pátio e trabalha o Seu caminho para o Santo dos Santos. É por isso que a fé vem pelo ouvir, orelhas, a parte de fora do corpo, o Pátio, e então sua mente começa a receber o que você está ouvindo, e se você tem o que chamamos de mente aberta e está disposto a ouvir, em seguida, com a sua permissão, agora Ele pode entrar e habitar no seu coração, o seu Santo dos Santos. Agora Ele lida com o crente a partir daí. Ele começa  no seu espírito e, em seguida, Ele muda sua idéia sobre o que é certo e que é errado, o bem e o mal, o santo e o profano, o justo e o injusto. Depois que você mudou seu pensamento através do que Deus, não do que eu digo, nem do que a sua religião diz, nem do que a sua organização eclesiástica diz, então o seu comportamento começa a mudar. 
Os discípulos perguntaram a Yeshua quando é que o reino seria restaurado a Israel, e Ele lhes respondeu: não cabe a vocês saberem isso, primeiro vou, então descerá sobre vocês o Espírito do Santo e então vocês irão a Jerusalem e Judeia, e então a Samaria e até os confins da terra. 
Jerusalém e Judeia são a casa de Judá. Samaria (Capital de Israel nos dias de Salomão) e os confins da terra, onde o povo de Israel foi espalhado, isso é a casa de Israel. Só há dois povos na aliança. A nova aliança, de acordo com Jeremias;

Jr 31:31
Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Repetida em Hebreus:

Hb 8:8
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, 

As profecias são de fato bem simples. Não importa que casa você pertence. Não requer grandes debates teológicos fúteis para entende-las. É só seguir o que as escrituras dizem, e elas são muito simples. Deus vai nos retornar a terra, e para isso Ele tem que ter nosso coração primeiro. Deus não vai começar pelo seu comportamento, mas sim pelo seu coração. Por quase 6000 anos Deus tem buscado corações primeiro, e então mudado as mentes e depois seu comportamento. Seus Corações.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário