sexta-feira, 16 de março de 2012

Raízes 16


Shalom Aleichem!

Da última vez que estivemos juntos, falamos um pouco sobre a semente de Abraão e o que ela realmente é em toda a bíblia. Torna-se bastante evidente que essa semente, essa descendência da qual  Abraão ´o pai, está  em todo aquele que crê no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Desde o início, não importando se Judeus ou Gentios. A bíblia está se referindo a essa semente como a semente de Deus em Abraão. Você se lembra que em Gênesis 5, Adão e Eva rejeitaram a Sua Palavra e por isso Deus retirou a Sua Semente deles. A partir de então, Adão e Eva vão produzir filhos à sua imagem, e não mais à imagem de Deus. Basicamente é o que Romanos capítulo 5 fala.
O pecado vem de um homem e a redenção vem de um só homem também. A redenção, a restauração da Sua Semente em nós vem pela fé. Paulo, rabi Shaul, usa essa imagem em Gálatas e Romanos e é impossível entender essa imagem adequadamente fora do principio da semente.

Lemos em Gálatas 3 que:

Gl 3:6-8
6 Assim como Abraão creu [em] Deus, e isso lhe foi contado para justiça.
7 Sabei vós, pois, que aqueles provenientes- de- dentro- d[a] fé, estes são [os] filhos de Abraão.
8 Ora, a Escritura, havendo previsto que Deus declara- justos os gentios proveniente- de- dentro- d[a] fé, primeiramente anunciou o Evangelho (as boas novas) a Abraão, [dizendo]: "Em ti, todas as nações serão benditas". LTT

O que está se dizendo aqui é que os verdadeiros filhos de Abraão, sua descendência, são os que carregam a Semente de Deus neles, pela fé.
É importante entender isso, porque temos outra semente que é produzida pelo outro ensino, e que se reproduz segundo a sua espécie, e que provem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Essas sementes são inimigas entre si. A semente da mulher e a semente da  serpente. A Semente de Deus é a Sua Palavra. A semente da serpente é a sua palavra.
Mais uma vez vemos em Abraão duas sementes. Isaque e Ismael. Duas sementes provenientes de duas árvores diferentes. Ambos são sementes físicas de Abraão. Isaque e Ismael. Um crê e outro não. Simples assim. Deus nos deu este ensino, o princípio da semente, nos primeiros capítulos de Gênesis.

Gn 1:11  
11 E Deus disse: "Produza a terra tenra grama, erva que dê semente, [e] árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente [está] nela, sobre a terra; e assim foi."  LTT

Gn 1:22
22 E Deus os abençoou, dizendo: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra."  LTT

Gn 1:28
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."  LTT

Obviamente que há algo muito mais profundo aqui do que uma árvore produzindo fruto. No verso 11 temos limões produzindo limões. No 22 temos galinhas reproduzindo galinhas e no verso 28 temos homens reproduzindo homens. Segundo a sua espécie. E há uma grande diferença entre limões, galinhas e homens. Só o homem possui o fôlego de vida do Pai.    
Então temos que o homem é o único que tem a liberdade, a possibilidade de escolher. Porcos não tem a possibilidade neles mesmos de produzir outra coisa que não sejam porcos. Esse é um princípio muito simples, o da semente produzindo segundo a sua espécie.
É um absurdo concluir que Yeshua morreu na cruz para tornar porcos animais puros.
É disso que se trata a visão de Pedro em Atos 10 sobre os animais impuros. O foco era Cornélio, um homem, não animais, porque homens podem escolher e animais não. O que está sendo ensinado aqui é que homens podem pela sua escolha ser redimidos e salvos pelo sangue de Yeshua.
Animais impuros sempre serão animais impuros.
O que Deus muda são corações de homens, de impuros os purifica pelo poder do sangue do Cordeiro, Yeshua.

Jo 6:63-64
63 O espírito é o que [está] vivificando. A carne não é proveitosa para nada! As palavras que Eu vos digo são espírito e são vida.  2Co 3:6;
64 Mas há alguns de entre vós que não creem." (Porque desde [o] princípio (B`reshyith=Gênesis) Jesus [bem] tinha conhecido quem são os que não [estão] crendo, e quem é aquele que O [está] indo entregar.)  Jo 2:25; Jo 13:11; LTT

Deus, desde o princípio, em Gênesis, sabe quem crê e quem não. Sabe quais as sementes plantadas pelo homem e quais as sementes plantadas por Ele. E em Mateus diz:

Mt 15:13
13 E Ele disse, havendo respondido: "Toda [a] planta que Meu Pai, o celestial, não plantou, será arrancada- para- longe- pela- raiz. LTT

Mais uma vez, a semente que Abraão plantou somente reproduz mais abraãos. Mas a Semente de Deus em Abraão produz frutos de Deus e essa é a razão porque em Abraão foram abençoadas todas as famílias da terra. Porque Abraão ouviu Sua voz, guardou Seus estatutos, Seus mandamentos e Sua Torah.
Esse é um fundamento que quero expor aqui.
Semente em Gn 3:15 são palavras, ensinamentos. Qualquer palavra ou ensinamento contra a Palavra ou ensinamento de Deus é inimigo, tem inimizade contra Deus.

Gn 3:15
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a  Semente dela; Esta  te ferirá a cabeça, e tu ferirás seu o calcanhar.   LTT

Agora vamos ao nosso assunto de hoje. Hitgalut 13:18

Ap 13:18
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número (arithmos, mispar) da besta, porque é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (χξς)   RC

Vamos agora dar uma olhada neste verso antes de voltarmos ao topo da montanha.
Vamos mencionar algumas coisas que eu quero que você se concentre aqui.
A palavra hebraica para número é mispar que procede da mesma raiz da palavra sefer.
Sefer Torah (Livro da Torah). Essa raiz é safar que significa contar, relacionar, numerar .
Os filhos de Israel foram registrados, contados, relatados no livro, no deserto.
Digo a você que o numero dessa entidade, a besta é algo guardado no livro. O livro do Pai é chamado de o Livro da Vida. O Livro da Vida do Cordeiro. Digo a você que o inimigo também tem o seu livro. Livros contem nomes.
Tradicionalmente o sistema religioso tem focado nesse número, 666 χξς.

Voltemos um pouco na história em relação aos números nas línguas.
Temos formas diferentes de expressar números:

Arábicos      - 1,2,3…etc
Romanos     - I,II,III,IV…etc
Por extenso - um,dois,três…etc.

Sete em hebraico é : shéva
Sete em grego é : épta
7 em hebraico é : ז (zayin)
7 em grego é : Ζ ζ (zeta)

Quando olhamos nos manuscritos de onde temos nossas bíblias, em grego, temos três letras,
χξς para expressar seiscentos  e sessenta e seis.

e não o que normalmente se esperaria estar escrito, que seria:

ἑξακόσιοι ἑξήκοντα ἕξι    (hexakosioi hexēkonta hex)

Tenha em mente que o alfabeto grego saiu do hebraico.
Alef=alfa , bet=beta, etc
A letra ς (stigma) equivale a letra hebraica ו (vav) que significa cravo, prego.
No tempo em que Yeshua esteve entre nós em carne, essas duas letras significavam perfurar.

Por hoje é só.
Até o nosso próximo encontro.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário