quinta-feira, 31 de maio de 2012

Raizes 25


Shalom Aleichem!

Quando lemos o Salmo 1 percebemos claramente a separação entre as duas sementes, os dois povos.



Sl 1:1-4   LTT
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta no assento dos escarnecedores.  
2 Antes [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite.  
3 Pois [será] como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu devido tempo; as suas folhas não murcharão, e tudo quanto fizer prosperará.  
4 Não [são] assim os ímpios; mas [são] como a moinha1  que o vento leva para longe.  


Você vai ver esse padrão consistente por toda a bíblia, da separação dos justos e injustos, do que crê e do que não. Baseados nisso nós acabamos dividindo também a boa semente em duas categorias, por exemplo. O judeu que segue a “lei”, o Velho Testamento,  e tenta ser salvo por ela, e o cristão que é salvo pela graça do Novo Testamento. Não estamos falando dos ímpios, aqueles que não crêem. Estamos dividindo a árvore boa, a semente boa. A oliveira verdadeira não tem ramos naturais e ramos enxertados nela junto com ramos arrancados que estão no chão. Não estamos falando da árvore selvagem, do zambujeiro. Estamos falando da árvore que tem os ramos da oliveira brava enxertados, juntos com os ramos naturais. A árvore natural, que é composta de ramos reais que acreditam e ramos de oliveira selvagem que acreditam e são enxertados, e que todos tem sua nutrição e sustento do mesmo tronco, da mesma raiz. Então nós temos um reino dividido. Devemos ser um só para podermos enfrentar a semente da serpente. A teologia usada pelo diabo nos dividiu. Dividiu a boa semente em duas. Dividiu a oliveira verdadeira em duas. A árvore boa, com a boa semente em seu fruto, em judeus do Antigo Testamento que tinham um conjunto totalmente diferente de frutos produzidos, e cristãos do Novo Testamento também produzindo um outro tipo de fruto. Essa é a razão pela qual este reino não está de pé. Essa é a razão por que a “igreja” leva todo o mundo e todas as coisas imorais que o acompanham para o seu interior. Cantatas de natal, festas de ano novo, de branco é claro, ritmos criados para a sensualidade por exemplo, shows gospel, futebol santo, e por aí vai. Tanta imoralidade. Isso tudo acontece porque coisas foram tiradas da Torah e outras foram acrescentadas. Deus está trazendo todos juntos de volta como era no principio, agora no fim. Uma raiz, uma árvore, uma congregação, uma casa, uma só língua, um só Deus e único. Você só reconhece essas coisas através do principio da semente e das coisas que Deus nos ensina na Torah, que é Jesus e através da segunda testemunha. Conseguimos ver bem o contraste entre a oliveira verdadeira com seus ramos naturais e enxertados e o zambujeiro, a oliveira selvagem. Precisamos discernir a oliveira brava para não continuar dividindo a verdadeira.

Jr 23:28-29   LTT
28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a Minha palavra, fale a Minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. 
29 Porventura a Minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra? 

Mais uma vez temos esta revelação através de Jeremias, da diferença entre o que é a palha e o que é trigo. Não esquecendo que palha não é joio. Palha é o trigo que não produz fruto.

Ex 12:38   LTT
38 E subiu também com eles muita mistura de gente (`erev rav), e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. 

Na verdade essa frase, `erev rav só aparece uma vez em sua Bíblia. Levada de volta para o seu significado lá no início, temos que `erev  é a palavra hebraica para mistura. Sabemos Deus sempre odiou a mistura. A primeira vez que isso, essa mistura aconteceu foi no jardim em Éden, quando Adão e Eva, criados à imagem de Deus, tinham a Semente Dele neles. Comiam da árvore da vida. Eles eram
sustentados por comer da árvore da vida. Mais uma vez Deus está usando uma imagem agrícola, do campo, para exemplificar isso. Em uma plantação, se você misturar sementes de espécies diferentes, perderá as duas colheitas. Em tudo que Deus nos ensina ou ordena para que façamos, existe sempre uma razão espiritual e uma explicação natural. Deus sempre usa as coisas visíveis para que entendamos as invisíveis. Nosso Deus não é um Deus de rituais e cerimônias. Deus não nos diz para fazer isso ou aquilo simplesmente para nos ver fazendo. De fato, o que Deus está tentando ensinar com essas coisas, é que Ele não quer fazer jugo desigual, misturar os que crêem com os incrédulos. Não se casam os que crêem com os incrédulos. É instrução de Deus a ser seguida. Assim que o paradigma, o modelo de mistura, lá no campo, que significa mistura de crentes com descrentes e o caos que isso causa, já é visto no começo. Se você comer a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que traz dentro a semente da serpente, você mistura as sementes. Se você fizer isso, naquele dia você morrerá. Porque? Pelo fato de Deus odiar as misturas, Ele retira a Sua Semente, a Torah, a Sua Palavra,Yeshua, e você passa a reproduzir conforme a sua espécie, não mais a imagem de Deus, mais a sua própria imagem. Você vê isso em Gênesis capitulo quatro. Você passa a produzir fruto do conhecimento do bem e do mal. Pode até estar fazendo coisas boas, mas está gerando morte. Então para nos possibilitar voltarmos para Sua Casa, Deus nos capacita a ter Sua Semente outra vez pela graça através da fé. Não é necessário que se freqüente grandes seminários ou grandes encontros de avivamento, ou correntes disso ou daquilo para se entender esses princípios que Deus nos ensina tão simples assim. 
Então temos que a palavra `erev significa “mistura”, algumas vezes traduzida como “mercado”, “moscas” e “multidão”. E a palavra rav, a base da palavra rabi, significa “grande, muito”. 

Ex 12:38   LTT
38 E subiu também com eles muita mistura de gente (`erev rav), e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.

O contexto de Ex 12 é sobre a Páscoa, a verdadeira festa de Páscoa, que muitos não sabem ou não praticam, festa de Deus esta, trocada por chocolates, ovos e coelhos. A Páscoa bíblica acontece em 14 de abib ou nissan, o primeiro mês. Abib 14 cai sempre em um dia da semana diferente todos os anos. A idéia da Páscoa é que quem tivesse o sangue do cordeiro sobre sua porta deixaria o Egito.
Baseados no principio das duas sementes, o primogênito de Deus deixou o Egito. O primogênito do homem morreu no Egito. E o principio simples é esse: Quando Deus deu a eles as ordens, os mandamentos, eles ouviram e obedeceram. Colocaram o sangue em suas portas. Esses foram os primogênitos de Deus que deixaram o Egito em direção a terra prometida. O primogênito do homem no entanto, aqueles que não quiseram ouvir a Deus, pereceram no Egito. Primogênitos de Deus, vida eterna. Primogênitos do homem, morte. Isso é assim desde o inicio até o final. Não importa se eram nascidos em casa ou estrangeiros. Os que estavam juntos e participaram da Páscoa, deixaram o Egito. Um povo, uma congregação, uma Torah, filhos de Israel de agora em diante. Deus não faz nenhuma diferença. Mas no meio do povo estava `erev rav. Essa é a parábola do joio e do trigo, dos quatro solos que Jesus fala. 
Lembre-se que não importa onde Israel esteja, lá estará bem na sua face, o joio, o espinho. Israel recebeu a Torah no monte Sinai (espinhoso) e lá estava o joio, os espinhos tentando fazer Israel voltar ao Egito. Fazendo-os construir ídolos de ouro, o bezerro. A bezerra vermelha? `Erev rav está sempre misturado no meio dos filhos de Deus. 

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário