quarta-feira, 23 de maio de 2012

Raizes 24


Shalom Aleichem!


Na última vez que estivemos juntos, falamos sobre os espinhos e sua relação com Esaú e a
idéia expressa na semente da serpente contra a outra semente, a semente da mulher. Essa semente se manifesta através de Esaú, amalequitas e Hicsos. Deus nos deu uma imagem desses espinhos no princípio e até o fim. Vimos alguns exemplos disso. Os três solos da parábola do semeador. Isso tudo é uma ramificação da expulsão de Adam do jardim em Éden. Quando vagamos pelo deserto, esses espinhos estarão sempre na nossa face.
Nós falamos sobre o livro de números, o livro de Josué, quando Israel saiu do Egito e foi para a terra de Canaã, e Deus lhes disse para expulsar os espinhos, os inimigos daquela terra, e eles não obedeceram. Então a profecia diz que eles se tornariam espinhos na nossa carne. Agora chegamos ao Novo Testamento. Você percebe que com o passar da narrativa do Novo Testamento, quando Paulo, que era um espinho, antes da sua conversão, pois ele perseguia os que criam em Yeshua, e Paulo reconhecia mais do que qualquer outro essa imagem do espinho na carne. Quando ele encontrou com o Senhor na estrada de Damasco, “era cego e agora via”. Agora ele começa a falar do Messias, seguir Yeshua. Ser um discípulo. Paulo guarda a Torah, os mandamentos de Deus e seus estatutos. Ele não está guardando os preceitos dos anciãos, escribas, fariseus. Não. Ele está seguindo a Torah. Essa é uma das razões pelas quais os espinhos estão com tanta raiva de Paulo. Ele estava violando as tradições dos “judeus”. Muitas vezes no livro de Atos, Paulo foi acusado de violar as leis e tradições de Moisés. Paulo sempre se defende dessas acusações dizendo nunca ter violado a Torah de Deus, de Moisés. Então os perseguidores de Paulo são os que não criam, os seus irmãos na própria carne. Esses espinhos o perseguem por ele guardar a Torah, seguir o Messias.

2Co 12:7   LTT
7 E, para que eu não me super exalte pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para que me esbofeteie, a fim de que eu não me super exalte.


Mateus 27:29   LTT
29 E, havendo-Lhe trançado uma coroa de espinheiros, eles a puseram sobre a cabeça dEle, e na Sua mão direita puseram um caniço; e, havendo-se ajoelhado diante dEle, escarneciam dEle, dizendo: "Regozija, Rei dos judeus."

Deus nos revelou desde o principio que são estes espinhos. Eles podem vir de várias formas. Sempre serão contra a semente da mulher. Alguns dos modelos que foram apresentados foram a liderança descrente judaica do tempo e Yeshua. Liderança essa que honrava ao Senhor com seus lábios e não com seu coração. Uma coisa por dentro e outra por fora. Túmulos enfeitados por fora e mortos por dentro. Você acha que isso acontece hoje também?
Mais uma vez, eu não acho que é algo a ser deixado de lado o fato de uma visão religiosa do que as duas sementes são. Em Gênesis 3:15. Digo que o sistema dominante religioso das religiões ocidentais entendem que Israel são os judeus e que os judeus são Israel. Isto não é verdade. Os judeus, yahudim, são uma das tribos de Israel. Os judeus pertencem a Israel, mas Israel não são os judeus. Israel são todas as 12 tribos. Por causa dessa falta de  entendimento, o mundo não está entendo muito bem que é a semente da serpente e nem quem é a semente da mulher.
Esse foi o pensamento de Hitler ao tentar destruir a semente através da matança dos que eram etnicamente, na carne, os judeus. Isso foi causado pela falta de conhecimento, de entendimento de quem são realmente as sementes de Deus, não nascidas da carne. Por não terem entendimento como a maioria hoje, se focaram na semente do homem e não na semente de Deus. A semente de um homem somente pode produzir outro homem.
A semente de Deus, a verdadeira semente é todo aquele que crê no Deus de Abrão, Isaque e Jacó, e que guarda os mandamentos, a Torah, independentemente de ser judeu, árabe ou brasileiro, no sangue, na carne.
Vamos falar agora sobre algumas outras palavras que são identificados com o deserto, e com as coisas preciosas que Deus tem planejado para nós no deserto, sabendo Deus que o destino do homem, começando com Adam e Eva, era tentar sobreviver no meio do deserto, espinhos, e lugares secos.

Êxodo 3:1   LTT
1 E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Horebe = chorev, deserto, ruína, assolado


Êxodo 16:1   LTT
1 E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim,(espinho) que está entre Elim (ramo) e Sinai (espinhoso), aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito

Veja a associação entre Sim=espinho, Sinai=espinhoso. Sinai é normalmente associado ao local onde a Torah foi dada.
Agora vejamos essa imagem.
Assim, tais palavras que são tradicionalmente associados com a Toráh é dada, Sinai, é um lugar espinhoso. Deus já sabia que Adam e Eva, porque eles se afastaram de Seus mandamentos, seriam exilados e que agora estariam lutando lá fora no deserto selvagem, contra os espinhos e abrolhos, que crescem diante deles. Mas Deus nos ama. Deus ama seu povo. Ele sabe que estávamos em trevas. Deus sabe que onde nós estamos, no deserto, no lugar selvagem, não é o lugar onde Ele gostaria que estivéssemos. Deus deseja nos ter de volta em Sua casa.  Deus sabe que, por definição, somos seres humanos feitos de carne e sangue que falhamos e somos pecadores, normalmente não guardamos os Seus mandamentos, então a Sua idéia de nos trazer de volta para a luz, não aconteceria por nós mesmos. Então o que Ele fez. Montou a sua tenda (graça) no meio de nós. Ele veio até onde nós estamos e sempre provê uma fonte de água viva no meio de lugares desertos. Esse é um padrão consistente em toda a bíblia do principio ate o fim. Não se esqueça que a palavra Graça significa “montar uma tenda”. Então, em outras palavras, o Deus está dizendo é que pela nossa incapacidade de chegar até Ele, o nosso Deus montou a Sua tenda, Sua casa, Sua habitação, entre nós, para que pudéssemos então entrar e habitar com Ele. Isto é verdadeiramente a Graça de Deus. Não importa onde estejamos, Deus sempre vai prover uma maneira de voltarmos para Ele. Diante disso, a Torah foi dada a nós no meio de um lugar espinhoso, referencia direta aos lugares desertos, selvagens, espinhos, no meio dos espinhos, esav, bem no meio disso tudo nosso Pai nos deu uma fonte de água viva, a Torah. A Torah foi dada bem no meio do Monte Sinai, um lugar no meio do deserto , espinhoso e selvagem. Lembre-se da imagem que sempre falamos. Da imagem da Torah, a agua viva que desce das nuvens no topo da montanha, sem contaminações, pura. E que ao descer a montanha, outros elementos são acrescentados. Lá embaixo, os homens ainda retiram coisas desse rio e colocam coisas nesse rio. Ao chegar perto do mar esse rio que era puro lá no topo da montanha, já está irreconhecível, poluído, não se pode mais beber dele. Quando Moisés desce da montanha, os homens já tinham outras coisas para tirar sua atenção do verdadeiro Deus. A atitude do mundo e da religiosidade é essa. Você está querendo nos levar de volta a maldição da lei. Agora vivemos na dispensação da graça. Podemos comemorar o dia das mães, dos pais, o natal, a páscoa dos coelhinhos e está tudo bem. As festas de Deus, como diz a Escritura, na verdade não são festas de Deus, mas sim dos judeus. O que Jesus diz para essas pessoas ? Afastai-voz de Mim. Não há liberdade sem a Torah, sem os mandamentos de Deus. Voltemos ao topo da montanha.

Ex 25:40   LTT
40 Atenta, pois, que os faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte

Deus diz:
“agora que tirei você do Egito, que a Minha Semente está em você e irá guiá-lo, quero que construa uma morada no meio do deserto, para que você possa habitar comigo. O modelo dessa casa Eu te dei no topo da montanha, no meio dos espinhos”.
E assim o fizeram. Trouxeram todos os seus materiais, ouro e os reuniu para fazer o tabernáculo.
A palavra traduzida como “modelo”, é a palavra “tabniyth” que tem a mesma raiz “banah” da palavra “filho” em hebraico. O tabernáculo deveria ser construído segundo o Filho, segundo o Messias, e já que sabemos que a Torah é o Messias e o Messias é a Torah, o tabernaculo deveria representar o Messias e seu corpo.
A religiosidade de plantão continua querendo fazer do Messias uma coisa e da Torah outra coisa. Pensamento greco-romano. Ou uma coisa ou outra. Quando o Messias é a Torah e a Torah é o Messias. As duas entre as maiores religiões do mundo estão vivendo esse padrão. Um aceita o Messias e rejeita a Torah, e a outra aceita a Torah e rejeita o Messias. E o que o Pai está desesperadamente tentando dizer é que não importa o que vem primeiro, os dois são importantes. Quando eu uso o meu tzitzit e sigo a Torah, as pessoas me dizem que tenho de escolher entre a Torah e Jesus. Dizem que não posso ter um ou o outro. Meu Deus.... A realidade é que a Torah se fez carne e habitou entre nós e que eu só entro no Reino sendo enxertado na Torah.

Mateus 3:12   LTT
12 De Quem a pá está em Sua mão, e completamente limpará a Sua eira , e recolherá o Seu trigo para dentro do celeiro, e completamente queimará a palha (motz) em fogo inextinguível." 

A palavra palha aqui (motz) não é a mesma palavra para joio. Aqui, a palha é o trigo que não produz fruto. Portanto se você é trigo e não joio e não está produzindo fruto, voce sera queimado junto com o joio na colheita final

Shalom Aleichem!
Ed Sant Anna, ap

http://amigrace.org/index.php?idest=48

Nenhum comentário:

Postar um comentário