sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Raízes 9



Nós temos rastreado algumas palavras hebraicas de volta para o seu significado lá no início. Vamos entrar um pouco mais fundo em algumas palavras nos estudos que teremos pela frente .

 

Na última vez que estivemos juntos, falamos sobre o Alef Tav


Essas duas letras hebraicas são a representação de todo o alfabeto hebraico e que compõe todas as palavras da sua bíblia.

Falamos um pouco sobre idenics, que é uma disciplina da lingüística, relativamente nova,  que nos ensina que todas as palavras no planeta vem do Jardim em Éden. Todas as palavras vem do início.
Quando você estuda outras línguas, começa a ver a presença da língua hebraica em todas as línguas. A língua chinesa, por exemplo,  ainda é uma língua  pictográfica. É um exemplo moderno de como era o hebraico e os hieróglifos egípcios. Os dialetos chineses e em particular o Mandarim permanecem com as imagens pictograficas que são usadas desde o seu inicio.  Quando você vai a um restaurante chinês, verá um monte de rabiscos na placa e no cardápio, que são a combinação de vários radicais. Nós chamamos isso de raízes, mas em Mandarim são chamados de radicais. São um monte de imagens fundamentais, colocadas juntas, e que assim formam um pensamento. Com o passar do tempo o hebraico substituiu essas imagens pictograficas por símbolos que hoje representam as letras do alfabeto hebraico.
De modo que a letra Alef representa a figura pictografica da cabeça de um boi. A letra Bet representa a imagem de uma casa ou tenda.
O chinês é um exemplo moderno de como era a linguagem nos tempos antigos.
Não é por coincidência que todas as imagens usadas no chinês são representações da criação de Deus. Flores, sementes, frutas, água, céu, nuvens, poeira, cabeça, joelho, pé e assim por diante.
Então o chinês é mantido do mesmo jeito desde o inicio, mostrando que todas as línguas vieram de uma só, a língua proveniente do Jardim em Édem.
Digo a vocês mais uma vez que o Jardim em Éden é um retrato de tudo o que é justo e injusto. Todo modelo ou imagem do que é certo, justo, é exibido no Jardim em Édem. Comer da árvore da vida faz você produzir vida. Assim que todos devemos comer da árvore da vida no Jardim em Édem. O início do padrão para toda a injustiça, por todo o tempo, e em toda a história também está no jardim. Não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque quando você faz isso, vai estabelecer o padrão da injustiça para o homem. Todas essas  coisas estão no começo, em B`Reshiyth.

Agora, falando um pouco sobre idenics, temos algumas palavras que gostaria de mostrar a você e as suas similaridades.

Gênesis, gênero, general, genética, gerador, origem, garden.
O que temos em comum nesses exemplos acima? A letra G e N.
Essas são palavras que de algum modo indicam o princípio.

A palavra em hebraico para jardim é 


Vamos ver alguns exemplos, algumas palavras familiares que iremos olhar mais acuradamente.

Antes de tudo, quero compartilhar com você a minha opinião de que não é o homem que busca a Deus. Fomos ensinados assim, que o homem busca a Deus.
Tecnicamente Deus é quem está a procura do homem e não o homem a procura de Deus. Veremos esse fato através das palavras hebraicas leste e oeste, que são usadas nas Escrituras para descrever a diferença fundamental entre os caminhos de Deus  e os caminhos do homem.
Do ponto de vista de Deus, as Escrituras dizem que Ele está em busca de você desde o início. Deus nos ama tanto que desde o início tentou e tenta nos trazer de volta ao lugar que pertencemos.

A palavra drash em hebraico significa uma busca diligente, como vimos em estudos anteriores. Um exemplo disso é quando os pais perdem um filho em um shopping ou praia.
Quem já passou por isso sabe o desespero que essa busca nos causa. É nesse sentido, do pânico que sentimos pela possibilidade de não acharmos mais nosso filho é que a palavra drash é usada. Digo a você que essa emoção, esse pavor de perder alguém que amamos tanto, vem de Deus. Essa é a mesma sensação que Deus teve quando deu Seu único Filho por nós. Então Deus está a sua procura assim como uma mãe que perde seu filho no shopping.

Vamos começar com a palavra hebraica:

  
que significa: contato inicial, velho, antigo, leste, oriente.

Em hebraico cada coisa que fazemos tem uma palavra para essa ação, porque é uma língua orientada pela ação, pelo verbo.
O oriente em hebraico é usado para expressar onde o sol nasce, do nosso ponto de vista, onde ele faz o contato inicial com o dia e com o horizonte, esta é a razão pela qual a letra  qof q é a letra inicial da palavra qadam, pois pictograficamente representa a figura do sol nascendo. Esta palavra é uma que expressa a idéia de onde as coisas vêm. As coisas antigas de que a bíblia constantemente fala.
Vamos ver alguns exemplos nas Escrituras.

Mq 5:2
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos (qadam), desde os dias da eternidade.

Em Mq 5:2 temos uma das identificações do Messias, que diz que Ele viria do leste, do oriente, qadam.

Isso é o que fala o conceito de restauração.

Lembre-se de que o ministério de Elias, como se lê em:

Mt 17:11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas.

No livro de Isaías:

Is 40:3  Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Então a preparação para o caminho do Senhor envolve a restauração de todas as coisas.
Nós não falamos aqui sobre algum tipo de evento ainda futuro que ainda temos de compreender, não.
Preste muita atenção ao que Yeshua diz em:

Mt 11:14 E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.

Yeshua está dizendo que se você recebe Yohanan o imersor (João batista) como Elias, Yohanan que tinha o ministério de preparar o caminho de Yeshua, então está entendendo que o processo de restauração de todas as coisas já começou com Yeshua.
O plano de Deus desde o início, lá em B`Reshiyth (Gênesis) já começou com HaMashiah ( o Messias).
Por que Ele diria para restaurar todas as coisas?
Não faz sentido usar a palavra "restaurar" para algo que não havia sido perdido.
Em outras palavras o conceito de restauração é trazer de volta algo que foi perdido.

Se temos um carro e queremos restaurá-lo, a idéia é de torná-lo outra vez o que era no começo. Quando fazemos isso o carro deve se tornar exatamente igual ao que era no começo e não um carro totalmente diferente do original. Tão diferente do que era que se torna impossível reconhece-lo.
No conceito de restauração bíblico, não podemos ter um Fusca no inicio e depois de restaurado termos um Audi A4.
Hoje, biblicamente falando e usando o exemplo dos carros, temos um Audi A4, cheio de vantagens, cheio de acessórios que facilitam a vida do dono e deixamos de lado o bom e velho fusquinha, dizendo que é totalmente ultrapassado, sem lugar nos dias de hoje. Isso é muito triste. Então com as coisas acrescentadas e outras retiradas da Torah pelos fariseus e saduceus na época de Yeshua, a Torah estava tão deformada que não era mais o que Deus tinha dado a Moises. Assim é nos dias de hoje. Por isso Deus teve que estabelecer o processo de restauração começado com Yohanan o imersor, a fim de preparar o caminho do Senhor, pois só Ele pode restaurar todas as coisas.
Lembramos mais uma vez que no pensamento evolucionista não há lugar para o processo de restauração. No pensamento religioso não há lugar para restauração.

Jr 6:16
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.

O que Deus está dizendo aqui é que o caminho bom que devemos andar  e onde teremos descanso para nossas almas é o caminho antigo.
O que o povo responde a Deus?
Não andaremos, não queremos seguir Yeshua, O Caminho, a Torah, não.
Vamos seguir a Ellen G. White, João Calvino, Edir Macedo, Manoel Ferreira, Rev Moon, José Wellington, Silas Malafaia, Charles T. Russell, e por aí vai.
Cada um crê e segue o que quer. Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.
Você já passou pela experiência de falar a alguém sobre o shabath, as festas de Deus ou o dízimo por exemplo?
E obteve uma resposta parecida com estas?
- Essas coisas já não existem mais - essas são coisas dos judeus - estamos vivendo sob a graça e não sob a lei - .
Então você sabe do que estamos falando. Cada um segue o que quer.

Voltando ao conceito da palavra qadam = contato inicial, velho, antigo, leste, oriente.

Nós precisamos entender essas definições conforme as vemos no Antigo Testamento, para reconhecê-las no Novo Testamento.
Elas mantêm a mesma definição porque o conceito de "espécie gerando a mesma espécie" se mantêm desde o Gênesis até Apocalipse. 
Se houvesse um deus no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento eu não estaria argumentando nada e voltaria aos meus equipamentos elétricos.
Tenho um ministério de ensino da Palavra, das doutrinas dos apóstolos, porque temos um mesmo Deus no Velho e no Novo Testamento.
Deus não muda de idéia a todo momento como nós.
Deus se mantém constante através de toda a bíblia.
Quando Ele diz que Suas festas são pra ser guardadas eternamente Ele não está sendo vago, ou deixando que os homens decidam o que querem fazer sobre isso. Ele está dando uma ordem expressa. Segue quem quer. Eu prefiro obedecer. E você? Podemos confiar Nele ou não?

Salmos 74:2
Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antigüidade (qadam); da tua herança que remiste, deste monte Sião, em que habitaste.

Desde quando a qahal (congregação=ekklesia=igreja) foi comprada?
Desde qadam.
Desde o inicio a qahal sempre foi uma, até a divisão nos dias de Salomão.
Todos os escritos de Jeremias, Isaias, e Zacarias são sobre a reunificação da congregação dividida de Deus.

Gn 2:8
E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente (qadam), e pôs ali o homem que tinha formado.

Sl 55:19
Deus ouvirá; e os afligirá aquele que preside desde a antigüidade (qadam), porque não há neles nenhuma mudança, e tampouco temem a Deus.

Sl 119:152 
Acerca dos teus testemunhos eu soube, desde a antigüidade (qadam), que tu os fundaste para sempre.

Este é o padrão desde o início.
Isaías nos diz que "os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus".
Os caminhos de Deus são estabelecidos em Qadam. Os caminhos antigos, do oriente, do leste. No entanto o homem é continuamente como o filho pródigo do livro de Lucas.
Deixando seu Pai e saindo para o ocidente.
Deus traz de volta para casa o filho pródigo. Para o leste outra vez.
Sabemos também que o Messias quando vier nos últimos dias, vira como um relâmpago do oriente para o ocidente.
Porque Ele estará fazendo isso?
Porque Ele te ama e estará em busca de você.
Porque Ele está em busca de mim e de você. E nós temos pecado e sido casa rebelde e os nossos antepassados fizeram a mesma coisa e se desviaram do oriente e foram para o ocidente.
Ele vem para nos pegar, como uma mãe procurando pelo filho perdido no shopping.
Ele estende as mãos de todas as maneiras que Ele pode porque Ele está desesperado para encontrar seus filhos.
Ele vai a todos os lugares do mundo a fim de encontrar Seus filhos e levá-los de volta para casa porque todos nós saimos do oriente e fomos para o ocidente.
É por isso que esses termos são utilizados de forma consistente por toda a Escritura.
Ele virá do oriente e vai encontrar-nos  no lugar para onde fomos, para o ocidente.

Continuaremos falando mais sobre essas palavras na próxima vez.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna , ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário