quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Raízes 10


A maioria dos léxicos e dicionários nos dão um significado abstrato das palavras hebraicas devido ao fato de serem provenientes do pensamento greco-romano. Temos palavras abstratas também em hebraico, tais como: amor, ódio e medo. Porém se quebrarmos as palavras hebraicas, trazendo de volta a sua raiz, sempre obteremos um significado concreto, que eu e você podemos experienciar com nossos cinco sentidos.
Na última vez estivemos falando da palavra hebraica qadam, a palavra para leste, oriente, que representa os caminhos de Deus.
A palavra qadam expressa os caminhos de Deus. Os caminhos do homem são os que o levam para longe de Deus, para o oeste.
Vejamos agora a palavra equivalente grega para oriente que é Anatole.

Mt 24:27
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente (anatole=qadam) e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem.

Porque o Filho do Homem vem do leste e vai para o oeste? Porque Ele vem dos caminhos de Deus para buscar o homem que está disperso nos seus próprios caminhos.

Lc 1:78
pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente (anatole=qadam) do alto nos visitou, - versão RC
Lc 1:78
graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente (anatole=qadam) das alturas, - versão RA

Dt 33:27
O Deus eterno (qadam) te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o.

Mais uma vez lembre-se que a palavra qadam significa:
que vem do leste, antiga, velha e oriente.


Gn 11:1
E era toda a terra de uma mesma língua (saphah) e de uma mesma fala (dabar).

A palavra hebraica saphah traduzida como língua, também pode significar praia ou costa de uma ilha. Assim que no pensamento hebraico temos outra vez a relação da terra (agro) com o corpo (bio).

Gn 11:2
E aconteceu que, partindo eles do Oriente (qadam), acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

Porque a palavra qadam é usada aqui?
Isso acontece antes da torre de Babel. Os homens, neste momento estavam todos juntos e a terra começou a se dividir como consequência do dilúvio. Não podemos ter uma ideia exata do que aconteceu na terra como resultado dessa inundação mundial. Temos um povo falando a mesma língua que começa a ser espalhado pela terra. Um povo que veio do leste, do oriente, qadam.
O dilúvio ter acontecido antes da torre de Babel não foi uma coincidência. O ato de construir a torre começou no coração do povo. Todo ato começa no coração. O que você faz e o que você fala começa primeiro em em seu coração. Essa é a razão porque Deus tem que ter o seu coração primeiro. Onde está o teu coração estará com certeza o teu tesouro, o que você faz e diz. Para que você tenha um certo comportamento, primeiro o seu coração tem que ser mudado naquela direção. Quando mudo meu coração, mudo minha mente e então mudo meu comportamento. Dessa forma, antes de acontecerem todas essas coisas que falamos, o povo já havia se afastado dos caminhos de Deus, “partindo eles do oriente”…eles já estavam longe dos caminhos de Deus antes de começarem a construção da torre. Essa é uma revelação que acho ser muito significante nas Escrituras.

Agora que já temos um certo conhecimento da palavra qadam que representa os caminhos de Deus, vamos falar um pouco da palavra que representa o lugar para onde o homem foi e ainda insiste em ir, o oeste, quando se afasta dos caminhos de Deus, que é a palavra hebraica Yam.

Yam pode ser é traduzida como: som que ruge, grande barulho, oeste,ocidente, mares
Pictograficamente é uma mão sobre as águas. A mão de Deus sobre as águas. É o som que Ele faz.
A mesma palavra hebraica para oeste, é para mares.
Pense agora por um momento, porque isso acontece.
Mais uma vez digo que para entender hebraico bíblico, a melhor maneira de entender esta bela língua com a qual a bíblia foi escrita, é deixar de lado as maneiras complexas do pensar greco-romano, teológico evolucionista e pensar de maneira simples. O hebraico é uma língua simples que usa as coisas simples que estão ao nosso redor. Coisas da criação de Deus. Assim que, quando você está em Israel, e deixa Israel em direção ao oeste, você vai de encontro ao mar Mediterrâneo. O grande mar. O grande Yam.
O Mediterrâneo, esse grande mar o qual Israel depende tanto, está ao oeste da terra.
Outra coisa significante é o fato de que o sol se põe, a noite vem, a direção para onde o homem vai, o oeste, é o padrão da humanidade afastada de Deus, que caminha para longe de Jerusalém.
Jerusalém, o centro, o foco de todas as coisas bíblicas.
Quando o homem se afasta de Deus, de Jerusalém e caminha para o oeste , ele vai em direção ao mar Mediterrâneo e quando se aproxima do mar, ele começa a ouvir o som que ruge como a voz de muitas águas, o som das ondas. É por isso que etimologicamente significa um grande barulho e nas Escrituras representa o som de grandes multidões, a porta larga, o grande portão, oposto da porta estreita, por onde devemos entrar, do leste, qadam.
O grande mar Mediterrâneo, a grande multidão, a grande porta, Yam, o oeste, onde o sol se põe, onde começa a noite.
Em hebraico Íereb, ou anoitecer, é um termo de significado muito negativo.
Íereb representa a imagem da luz mergulhando na escuridão.
Boqer, a palavra hebraica para amanhecer é um retrato das trevas explodindo em luz.
Então temos uma relação direta em sua bíblia entre mares, grande massa humana, multidão, oeste e o por do sol.
Essa é a razão do contraste entre os caminhos de Deus que são o leste e os caminhos do homem que são o oeste.

Josué 23:04
Vede que vos reparti por sorte, em herança às vossas tribos, estas nações que restam (sha’ar), bem como as nações que tenho cortado fora, desde o Jordão até o grande mar (yam) em direção ao pôr do sol (mabo’ hashemesh).

Observe que a palavra associada com a herança das tribos é (sha’ar) significando remanescente, permanecer, ficar. Mas a palavra associada com as nações que são cortadas é (yam) que significa o grande mar, oeste. Aqui está um exemplo em que ambas as palavras são usadas. O grande mar, oeste (yam) e pôr do sol (mabo’ hashemesh). Estas palavras estão associadas com as nações cortadas da qahal que se desviaram, tomaram a direção contrária aos caminhos de Deus que são mostrados desde o princípio, desde B’reshiyth, desde Gênesis.

Mt 13:1-2
1 Tendo Jesus saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar. 2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

Tudo nestes versículos é profético, assumindo que tenhamos lido e entendido a Torah em hebraico. Yeshua saiu de casa (a primeira letra de B’reshiyth 1:1 é Bet que significa casa), e foi até o mar (yam), onde o povo se ajuntou para ouvi-Lo, pois yam é onde estão os caminhos para onde o homem foi se afastando de Deus e Yeshua veio para trazer o homem de volta aos caminhos de Deus (qadam).

Gn 1:10
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento (miqvah) das águas (mayim) chamou Mares (yam). E viu Deus que era bom.

Observe que as palavras ajuntamento das águas e dos mares é miqvah. Esta é a primeira ocorrência do batismo nas Escrituras. Mais uma vez não é uma doutrina do Novo Testamento. Desde o início, no livro de B’reshiyth (Gênesis) você tem a terra saindo do meio das águas que estavam reunidas, juntas. Miqvah ula Miqveh em hebraico. A palavra hebraica para o batismo é a palavra para o lugar que você batiza.
O conceito de algo estar imerso, o padrão para isso, como vai ser para o homem, é dado no início com a terra. Então tudo na terra se torna limpo quando sai das águas. Esta é a razão pela qual, em hebraico, a letra mem, é a letra das águas e é a preposição “para fora”. Temos que tudo que sai da água está limpo e como a terra saiu para fora da água, tudo que a terra produz, tudo que você vê neste planeta vem da terra, está limpo. Nosso corpo é da terra. Adão, o primeiro homem veio da terra, adama. Construções, pedras, árvores, óculos, plástico, roupas, tudo vem do chão, da terra. Deus limpou tudo no início. O homem transformou as coisas limpas que Deus criou e limpou em coisas sujas, mas não foi assim desde o princípio.

Jeremias 16:16
Eis que mandarei (shalach=apóstolos) muitos pescadores, diz o SENHOR, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo monte, e sobre todo outeiro, e até nas fendas das rochas.

Aqui você pode ver a ideia dos discípulos serem enviados em atos capítulo 1. Os apóstolos são estes pescadores. Não é uma coincidência que os enviados, shalach, apóstolos, vão pescar o homem, o povo de Deus que está lá fora no grande mar, yam, as grandes multitudes que estão no oeste, no ocidente.
Lembra de quando os discípulos de Yeshua vieram e perguntaram quando o reino de Deus virá a Israel?
Parafraseando a resposta de Yeshua:
O reino de Deus não pode vir a Israel até que Israel esteja dentro do reino. Yeshua basicamente diz:
Primeiro o Espírito do Santo virá sobre ti, então vos enviarei para Jerusalém e Samaria e os confins da terra. Por que Ele disse isso? Porque é onde todo o povo de Deus está espalhado. Por toda a terra. Assim você apóstolo, aquele que é enviado, pescador, saia e vá pescar os peixes. Outra vez, não é pura coincidência que a maioria dos talmidim eram pescadores, e por isso Ele os envia para pescar o Seu povo. Então, mais uma vez, o reino não virá para Israel ainda, porque você tem que sair e trazer Israel para o reino.
O Seu povo, as ovelhas perdidas da casa de Israel, espalhados por todas as nações, e misturadas com as nações, e tornando-se uma com elas, são totalmente não identificáveis. É por isso que o evangelho diz que devemos ensinar esta palavra, fazer discípulos de todas as nações do mundo. Nós só conseguimos ver o que está do lado de fora. Mas Deus, e só Ele vê o interior das pessoas, o que está no coração das pessoas. Então ninguém a não ser o Pai sabe quem são as ovelhas perdidas da casa de Israel. Deus diz: “Eu quero que vá a todos”. Ele já sabe que as ovelhas de Israel não estão perdidas para Ele, mas perdidas para nós que não sabemos quem são. Essas pessoas ao redor do planeta, em todo o mundo, não são apenas aquelas saindo da Babilônia, mas também aquelas entre os que se dizem cristãos evangélicos. Deus as está chamando a mais de 2000 anos. Primeiro Ele quer ter nossos corações. Ele poderia simplesmente falar a este povo para voltar a Israel. Primeiro Ele tem que ter nossos corações. Temos primeiro que ter o coração voltado para Ele. Essa é a razão porque o evangelho significa tanto para nós que o recebemos dentro do nosso coração. Só assim Deus pode nos enviar como pescadores, para pescarmos para Ele e trazermos Israel para dentro do reino.

Nm 2:3
Os que assentarem as suas tendas (chanah) da banda do oriente (qadam), para o nascente (mizrachah), serão os da bandeira (degel) do exército de Judá, segundo os seus esquadrões; e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá.

Aqui está se falando do tabernáculo. Da distribuição, localização e divisão das 12 tribos em 4 seções de 3 tribos cada ao redor do tabernáculo.
A tribo de Judá se situava no lado leste (qadam) para o lado do nascer do sol (mizrachah). Essa é a razão porque Yeshua viria da tribo de Judá e é chamado de O Sol da Justiça. Mais uma vez a palavra chanah (montar uma tenda) é a palavra para Graça.

Nm 2:18
A bandeira do exército de Efraim, segundo os seus esquadrões estará para a banda do ocidente (yam); e Elisama, filho de Amiúde, será príncipe dos filhos de Efraim.

Agora temos o acampamento de Efraim na localização diametralmente oposta de Judá, do lado oeste. Lembre-se que a nova aliança é feita com a casa de Israel que é representada por Efraim e a casa de Judá que é representada por Judá. Os dois povos da nova aliança vem do acampamento leste e oeste, qadam e yam, oriente e ocidente, Judá e Efraim (Israel) . Mais uma vez repito que estes povos estão espalhados pela terra e Deus sabe quem é quem e onde estão.

Lc 4:40
E, ao pôr-do-sol (yam), todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, impondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
Mt 13:1-2
Tendo Jesus saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar.
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

Mc 5:13
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar.

As palavras espíritos imundos, porcos (animais impuros) e mar são todas similares. Assim que Yeshua aqui estava mantendo a lei das espécies, portanto, espíritos imundos iriam para animais imundos, para os porcos que depois se atiram violentamente ao mar. A palavra para violência em hebraico é Hamas, que você já deve ter ouvido falar. O mar está diretamente associado ao por do sol, as coisas impuras.

Quando você estiver lendo o Novo Testamento, seja mais sensível a estas palavras, estes termos, porque são normalmente seguidos por doenças, coisas impuras, lugar onde multidões se ajuntam, porcos e toda sorte de coisas imundas e assim por diante. As coisas puras, retas, justas que Deus estabeleceu desde o principio são representadas como vindo do leste, qadam, dos caminhos do Senhor. Mas o homem perambula para longe dos caminhos de Deus , desde o principio e temos a palavra oeste, yam, para descrever essas coisas.

Ap 21:01
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Não haverá mais mar, yam, oeste, porque todo o povo de Deus se ajuntará a Ele. Todos de volta ao principio.

Sl 103:12
Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Veja aqui o contraste entre leste-qadam e oeste-yam.

Enteje conosco na próxima e até lá .


Shalom Aleichem

Ed Sant Anna, ap





Nenhum comentário:

Postar um comentário