sábado, 8 de outubro de 2011

Raízes 8



A bíblia é revelada a nós através de palavras. A segunda testemunha dessas palavras está na agricultura e biologia. Porque de acordo com as Escrituras, nada é verdadeiro a menos que seja confirmado por duas ou tres testemunhas. Estamos falando sobre essas testemunhas da palavra em nossa Escritura. A última vez que estivemos juntos, terminamos com a palavra eth, que é a palavra hebraica para “um sinal” e a palavra hebraica para cada letra individual. Falamos também sobre a palavra sem que gramaticalmente significa a menor parte de uma palavra e que também é a palavra latina para semente e em grego significa sinal.



Como vimos anteriormente, a palavra

é usada para descrever a Palavra de Deus e a Palavra de Deus é Deus de acordo com João 1:1.


Jo 1:1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.


A raiz consonantal da palavra eth é:
que significa: comunicar, sinal, milagre.




Essas três letras :


São a raiz consonantal da palavra:


E tem a letra

Bem no meio e que significa cravo ou prego .


Temos também que

é a Palavra de Deus , que é Deus. Essa palavra ('eth) é usada na B'rit Hadashah (Novo Testamento) para descrever Yeshua. O Alfa e o Omega. Principio e Fim.
Agora a palavra ('oth) começa a fazer mais sentido pois é a palavra ('eth) com o (vav) no meio. Agora podemos ver o sinal.

Parafraseando Jo 1:1, temos que:


Nós já estabelecemos anteriormente o fato de que Deus é a Palavra. Não há qualquer qualquer pessoa judia, cristã ou nazarena que não entende que a Palavra de Deus é Deus, e Deus é a Palavra. Então não temos nenhum problema quanto a este fato.
Vejamos agora B'reshyith (Genesis) 1:1 em hebraico. 
(não esqueça que em hebraico se lê da direita para a esquerda)



Voce pode notar que em hebraico temos sete palavras nessa frase.
A primeira letra 

significa casa. Deus sempre começa com uma casa, em casa.
A terceira palavra traduzida como Deus é a palavra Elohiym.
A quarta palavra, bem no meio, que não tem tradução é
que é Yeshua, como vimos anteriormente.
Portanto Yeshua, a Palavra está do lado de Deus, está com Deus e Deus é a Palavra.


Jo 1:1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.


Voce não vê isso em nenhuma outra língua. Entende agora porque o hebraico é importante e foi tirado de nós pelo inimigo e seus asseclas ?
Agora, se lembrarmos quando Yeshua estava diante dos fariseus e saduceus, particularmente quando lemos o Evangelho de Mateus, pouco antes da Sua conversa com Pedro e os discípulos sobre quem os homens dizem que Ele era, Yeshua mostrou-lhe todos os sinais. Ele se voltou para os fariseus e os saduceus e disse que daria apenas um sinal, do profeta Jonas. Yeshua estava falando a pessoas que supostamente deveriam manter a Escritura, a língua hebraica. Eles deveriam manter, guardar a Torah, as Escrituras, as promessas e a Palavra de Deus de acordo com Romanos capitulo nove. Eles sabiam de tudo isso. Apesar de não obedecerem a Torah, eles a mantiveram intacta, a Palavra de Deus , a Torah, sem alterações, e por isso temos um documento confiavel hoje. O sinal de Yeshua, o de Jonas, 3 noites e 3 dias no ventre do peixe. O sinal que Yeshua daria para essas pessoas que conheciam as Escrituras, que conheciam a palavra hebraica para sinal, era a Sua crucificação através dos cravos, da letra tav, do sinal.
Portanto Ele estava dizendo que daria um sinal de que Ele era o Messias .
Quando essas pessoas olharam para Yeshua crucificado, o que viram foi o Messias pregado na cruz,  através dos cravos , e esse era o sinal .


Hb 11:3
Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.




Veja essa citação do físico e professor da Columbia University, Brian Greene, em seu livro The Elegant Universe:
-As partículas fundamentais do universo que os físicos identificaram: elétrons, neutrinos, quarks, e assim por diante, são as "letras” de toda a matéria.
Esse cientista e outros como ele viram a substância e evidência não só nas células, mas no universo, lá fora.
Em Romanos capítulo 11 lemos sobre os ramos enxertados na árvore natural. A palavra para descrever esse processo de enxerto em grego e latim é a palavra scion .
Scion é enxertado ou ramo, rebento. Esse é um termo que também é usado em latim para descendente ou prole. atirar. Rabi Shaul (Paulo) usa essa imagem das duas árvores lá em Romanos 11. Lembre-se que a bíblia começa com duas árvores. Temos duas árvores também em Ezequiel 37.
Essa palavra scion vem da palavra hebraica Tsiyon (Sião).
A bíblia fala muito sobre as filhas de Tsiyon (Sião) . Filhas, filhos, descendentes, prole.
_Scion é um termo agrícola para um enxerto. Esta palavra em latim significa um descendente ou os filhos, um termo biológico. Um fonema e grafema  cognato de Tsiyon (Sião), um termo gramatical, palavras.
_Palavras são descritas em termos emocionais humanos como: passivo, acusativo, voz, genero, pessoa.
_Verbos tem derivações (caules) e raízes.
_Filo é uma divisão da botânica e também das palavras.
_No genero literario temos o corpo, a cabeça ou cabeçalho e os rodapés.
_A palavra hebraica 
significa dizer, falar, proferir e também topo ou copa das árvores.


Is 17:6
Mas ainda ficarão nele alguns rabiscos, como no sacudir da oliveira: duas ou três azeitonas na mais alta ponta dos ramos ('amar) e quatro ou cinco nos ramos mais exteriores de uma árvore frutífera, diz o SENHOR Deus de Israel.


Sl 19:1
Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.


Uma das primeiras coisas que você aprende em hebraico é como articular as 22 letras do alfabeto.
Muitos professores de hebraico irão ensiná-lo a articular as letras individuais, agrupando-os em grupos de letras que soam iguais. Esses grupos de palavras são denominadas de acordo com seus sons, guturais, palatais, labiais, linguais, dentais, sibilantes, por exemplo. Podemos as vezes mudar as letras em uma palavra e mesmo assim manter a mesma definição. A língua hebraica é única, tenha isso em mente. Então temos que em hebraico, labiais são letras que você pronuncia com seus labios. Bet, Vav, Pe são letras que você pronuncia usando os labios. Sibilantes são as letras que você pronuncia movendo o ar em seus dentes. Tsade, Samekh, Shim, Sim . Dentais Dalet, Tav, Tet, quando você põe a língua atras dos dentes. Esses exemplos nos dizem de como usamos nossa boca com as palavras, letras hebraicas.
Em hebraico a palavra para o desabrochar de uma flor é Parak. Pe , Resh e Het . Também significa pessoas florescendo.


Sl 72:7
Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.


A palavra em hebraico 

significa trigo, milho e puro.


Sf 3:9
Porque então retornarei a todos os povos uma pura (bar) linguagem, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que O sirvam como tendo eles um único ombro.
Que língua pura é essa que Sofonias está falando que vai ser restaurada nos últimos tempos?


Até a próxima vez.
Shalom Aleichem!
Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário