terça-feira, 4 de outubro de 2011

Raízes 7


Temos mostrado muitos exemplo de como as palavras escritas em sua bíblia tem sempre esse aspecto de falar sobre as coisas da natureza, do nosso corpo e da língua, e que chamamos a isso , para facilitar de Agro-Bio Lingüística. A linguagem de sua Bíblia é expressa, compreendida e definida em tudo o que você vê acontecendo todos os dias. Assim como rabi Shaul (Paulo) disse que no final, ninguém teria como se desculpar diante de Deus, porque Ele revela tudo de múltiplas maneiras através de toda a Sua criação. João 3:16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito. Assim que, antes de o mundo vir à existência, Ele amou tanto Abraão que deu Seu filho unigênito. Ele amou tanto Noé que deu Seu filho unigênito. Ele amou tanto você que deu Seu filho unigênito. Isso não é uma coisa nova no Novo Testamento.
Sigamos em frente. Outro versículo que você esta bem familiarizado é:


Jo 15:1
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (íkar,georgos).


Em hebraico a palavra para lavrador é Ikar. Ikar também é de onde vem a nossa palavra acre.
Uma das coisas que talvez faremos em estudos futuros, é falar sobre uma disciplina em lingüística, relativamente nova, chamada Idenics. A maioria dos lingüistas ao redor do mundo ainda acredita que todas as línguas procedem de uma raiz indo-européia em sânscrito. Mas há uma pequena porcentagem de lingüistas que acreditam, como eu acredito, que todas as línguas procedem sim de uma mesma raiz, mas que essa raiz é proto-semita, ou proto-cananita, o idioma que foi falado no tempo de Adão, de Noé e de Moisés. Essa língua semita tem no hebraico a sua melhor representação, e que ainda é mantida viva. Uma das responsabilidades de Israel era de manter a língua da Torah, através da manutenção das cópias desta. Rabi Shaul (Paulo) fala sobre isso no capitulo 9 de Romanos. Apesar de nem todos eles obedecerem a Deus, eles mantiveram a Torah através das cópias, o que nos traz total credibilidade a essas cópias.
Todos concordam que todos os idiomas vieram de uma só língua, lá no início. Todos os povos da terra vieram de um lugar e falavam uma língua. Tudo foi dividido nos dias de Pelegue, que quer dizer “divisão” (Gn 10:25). Toda a terra vem de um mesmo pedaço de terra. Todas as pessoas vem de um mesmo ancestral, de uma mesma pessoa, Adão. E assim também todas as línguas tem um pouco de hebraico. Vejamos por exemplo a palavra Miami. Essa cidade norte americana é conhecida como “cidade das águas”. Em hebraico a palavra para água é mayim.
Agora voltando a Jo 15:1 , a palavra grega para lavrador é georgos, que procede de duas palavras gregas: “ge” que significa terra, chão . E “ergos” que significa trabalho, energia.
Yeshua é a videira, e o Pai é o trabalhador da terra. Ele é o único que traz as coisas para fora do chão. Isso é, mais uma vez, o porque de estarmos hoje com um entendimento maior sobre todas as coisas, sobre a bíblia e sobre as Escrituras. Coisas que estiveram guardadas, encobertas, debaixo do “chão” todos esses séculos. É como um campo, onde um tesouro está enterrado, e que você pode ter, se estiver disposto a cavar.
Deus soberanamente escolheu para este tempo, trazer essas coisas para fora, porque Ele é mais esperto do que nós e sabe que o tempo é “agora” de trazer essas coisas para fora do chão. 
Assim não é por acaso que Ele é o trabalhador ou o lavrador da terra. 
Sigamos em frente. Você que estuda as Escrituras, que usa um software, um programa para trazer as palavras a suas raízes, programas como eSword, Logos, OnlineBible, e por ai, vai perceber que são boas ferramentas, mas limitadas em relação aos significados das palavras em paleo-hebraico.
Precisamos ir um pouco mais fundo, e esse “ir mais fundo” nas palavras é chamado de morfologia.
Se você olhar a palavra morfologia em um dicionário, vai encontrar que morfologia significa:
Estudo da forma e da estrutura dos seres humanos.
Estudo da formação das palavras e de suas flexões.
Estudo da formação dos organismos e de suas transformações.

Em Yirmeyahu (Jeremias) 31:33 diz:
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

E que se repete em Ivrim (Hebreus) capítulo 8, lemos sobre a nova aliança, o novo pacto, que são palavras, as palavras da Toráh, escritas em seus corações. Temos uma imagem de palavras escritas em corações, no interior das pessoas. Veremos em estudos mais a frente, como a Palavra de Deus, a Torah, está escrita em seu Dna. Sabemos cientificamente que a vida, a vida biológica em você, é produzida por uma linguagem que está escrita nas linhas do seu Dna. E que essa linguagem tem um alfabeto que produz palavras e forma sentenças.
Falamos em estudos anteriores, nesta série Raízes, sobre o processo do pensamento greco-romano, ocidental e o hebraico, oriental. Falamos também sobre os quatro níveis de interpretação das Escrituras e de como isso é uma expressão, os quatro níveis, do fato de que Deus, O Criador do universo, O Deus maravilhoso que servimos, O Deus infinitamente adimensional que servimos, é perfeitamente capaz de ensinar mais de uma coisa em um único verso. Nós denominamos esses quatro níveis de interpretação como: P`shat, Remez, Drash e Sod . Os antigos usaram uma mnemônica para lembrar esses níveis, que é : Pardes.
P de P`shat R de Remez D de Drash S de Sod
Lembrando que em hebraico não se escrevem as vogais, temos PRDS. Em português: PaRDeS
Pardes é a palavra hebraica para “Pomar”.
Digo a vocês que esses quatro níveis de interpretação são necessários para se obter uma interpretação completa do verso. Se você tentar entender o versículo apenas a partir do P`shat, você não terá a plena compreensão do versículo. É por isso que quando chegarmos no Novo Testamento, na B`rit Hadashah, temos a revelação de Yeshua, o Messias em quatro evangelhos. Se você tentar entender quem Yeshua é somente através de Mateus, não terá o retrato completo de Yeshua. Tem que ler os quatro evangelhos. Mateus (P`shat), Marcos (Remez), Lucas (Drash) e João (Sod). Pardes
A palavra Pardes=pomar é importante porque ela está apontando de volta para o jardim, no início. Digo a você que todas as coisas justas, certas, o padrão ou o nosso modelo de todas as coisas justas, está no jardim, em Éden. O modelo e o padrão de toda a injustiça para nós também está no jardim. Assim você vê que o entendimento de tudo está no jardim.
Por exemplo, vamos voltar ao começo, quando foi dito a Adão para guardar o jardim. Foi dito a ele para manter e guardar o jardim. Aqui está todo o paradigma para guardar e manter os mandamentos.
No pensamento grego, quando falamos de alguém que guarda os mandamentos, automaticamente pensamos que esta pessoa mantém, guarda, todos os mandamentos de Deus. Há de fato 613 mandamentos e se alguém guarda os mandamentos, mantém todos os 613. Ninguém mantém todos os 613, porque nem todos os 613 se aplicam a cada pessoa individualmente. 
Uma grande parte desses mandamentos são individuais e não têm nada a ver, por exemplo com um homem.
Alguns desses mandamentos são apenas para mulheres, outros apenas para reis. Eu não posso manter o mandamento de Deus sobre a menstruação mensal, mas uma mulher sim.
Quando Deus diz para guardarmos os Seus mandamentos, não está dizendo exatamente que você tem que manter cada um dos 613 preceitos ou vai morrer e ir para o inferno. Isso não é o que Ele está dizendo. Ele está levando você de volta ao inicio, ao B`Reshyit. Ele está levando você de volta para o jardim, para mostrar-lhe que o paradigma, o modelo que significa manter os mandamentos foi dado quando a Adão foi dito para manter o jardim. Se você voltar para o começo, vai ver que o jardim tem uma variedade de coisas tal qual há uma variedade de mandamentos e de preceitos. Se Adão cuida dos tomates, ele vai receber os benefícios e as bênçãos do tomate.
Se ele negligencia os nabos, ele iria para o inferno por isso? Não. Ele não iria receber os benefícios dos nabos, é isso que a Toráh trata. Se eu não guardar os preceitos os quais tenho que manter, não quer dizer que por isso vou arder no inferno. Simplesmente não vou ser abençoado, não vou receber os benefícios relativos a isso. Não podemos esquecer que há pecados para a morte. Mandamentos que se não guardados, geram morte.

Isaías 58:11
E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um
jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.

Em grego e latim há uma palavra muito interessante que está relacionada com o hebraico, e que é a palavra sêmen. É um termo gramatical que significa a menor partícula de uma palavra. A palavra sêmen significa semente.
Agora temos uma relação direta nessas outras duas línguas. Lembra de idenics ?
Lucas 8:11 que diz que a semente é a Palavra de Deus.
Semiologia é a parte da ciência que estuda os sistemas de sinais. A palavra “sem” em grego significa sinal.

Ap 1:1
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que em rapidez são necessárias acontecer; e Ele a indicou por sinais (semaino), havendo-a enviado através do Seu anjo ao Seu servo João;

Lembrando mais uma vez que a base “semente” é a menor parte de uma palavra. Que é também a palavra grega para um sinal. A palavra semente vem de Sod, a palavra hebraica para o quarto nível de interpretação. Sod significa o oculto. O que está escondido é a semente, porque a semente é algo que fica escondida no chão ou dentro do fruto. Você não pode vê-la enquanto está escondida no chão.
A semente é a parte mais importante de uma planta. O tronco, os ramos, os frutos,as folhas, todos estão lá por causa da semente. Todas estas coisas estão lá para propagar a semente.
Tecnicamente você e eu, do ponto de vista de Deus, não somos os semeadores. Sei que todos dizem que temos que semear todo o tempo, nos círculos religiosos.  Essa é uma afirmação infantil, inocente, e espero que entenda que não estou condenando isso. Mas tecnicamente o Filho do homem semeou a boa semente. É Yeshua que semeou boa semente, não eu. Você sabe o que somos chamados a fazer ? Produzir frutos. Lembra-se da palavra PRY? Frutos são as coisas que você diz e as coisas que você faz. 
Uma vez que você tem a semente da palavra de Deus em você, que você recebeu pela fé, aquela semente que vem desde o início, você tem a capacidade de produzir o fruto dessa semente, porque você tem isso em você. As coisas que você diz e as coisas que você faz. Deus diz em Gn 1:11 que se você produzir os Seus frutos, a semente estará no fruto.
Você e eu, tecnicamente não somos os semeadores. Esse conceito é importante, porque isso tira o julgamento das suas mãos. Eu não julgo se alguém recebeu a semente ou não. Eu não sou o que julga se este vai ser salvo ou aquele, quem entra no Reino ou não. Porque tudo o que posso julgar é o que vejo do lado de fora, a fruta. Mas Deus é aquele que, em última análise semeia a semente. O agricultor. Em outras palavras, se eu passar por um campo, uma plantação, e eu não semeei nada nesse campo, não vejo um pedaço de pau ou ramo ou qualquer coisa indicando que algo foi plantado, vejo apenas a terra, o melhor que eu posso dizer de um ponto de vista humano, é que eu não sei se há ou não uma semente sob a terra. Como eu posso saber ? Indo bater na porta do lavrador e perguntando a ele. Ele sabe se há semente ou não naquele terreno. Você não sabe, você não julga. Aquele que plantou é quem sabe. Ele sabe quando e como ele plantou. Sabe quando essa ou aquela semente eclodirá. Eu e você temos que produzir frutos. Fazer o que Deus mandar fazer. Produzir frutos e não decidir se planta a semente ou não. Esse não é nosso chamado. Quando você estiver lá fora, apenas produza frutos porque Deus disse que haveriam sementes dentro dele.

Agora de volta às nossas palavras sem e semaino. Em grego a palavra sem significa “um sinal”.

Em hebraico, a palavra para um sinal é: ('eth).

De fato `eth não é tecnicamente uma palavra completa. São as letras Alef e Tav. Essas duas letras aparecem pela primeira vez na bíblia em :


Essas duas letras são o sinal do objeto direto definido, não traduzido em português mas geralmente precedendo e indicando o acusativo, objeto direto.
Outra coisa importante que você vai notar é que em hebraico Gn 1:1 contém sete palavras.
Essas duas letras também estão no meio da frase. Estão na posição de numero quatro, não importando se você começa a contar da direita ou da esquerda. Há muito mais coisas aqui em Gn 1:1 , as quais discutiremos em outra oportunidade.
Alef e tav é a forma hebraica de expressar toda a palavra de Deus. Temos uma frase para expressar a totalidade de algo. Dizemos “de A a Z”. As letras em hebraico individualmente são chamadas `eth.
Em grego as letras são chamadas sem (um sinal). Acredito que você já está colocando todas essas coisas juntas e tendo uma visão mais ampla de Yeshua, da Palavra de Deus, da Torah, da semente, do sinal. Alef e tav (`eth) em hebraico significam as letras individuais do alfabeto e também toda a Palavra de Deus. Em grego significa sinal. O quarto nível de interpretação é Sod, que também é a origem da palavra latina para semente. Essas duas letras em hebraico se tornam, na raiz, três letras, que são a identificação de Yeshua HaMasshiah em toda a bíblia.
YESHUA = Alef e Tav = Alfa e Omega = Principio e Fim.

Bem , falaremos mais disso adiante.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

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