terça-feira, 20 de setembro de 2011

Raízes 5



Vamos ver mais uma diferença entre o pensamento ocidental, que é orientado pela “forma”, e o pensamento oriental, que é orientado pela “função”.
Existem bastante diferenças entre o que somos ensinados em nossa sociedade “das formas” , e a maneira como Deus nos ensina, sobre a “função” de todas as coisas.
Na maneira de pensar em “formas”, nós somos ensinados a ver as coisas como elas se parecem.
Em hebraico, no tipo de ensino de Deus , nós devemos nos preocupar com a função de algo , e não necessariamente com a sua forma.
Vamos a um exemplo:
Se pedíssemos a um homem grego e um hebreu que nos falassem sobre um lápis, teríamos o seguinte:
O homem grego diria que o lápis tem aproximadamente 6 cm de comprimento. Pode ter várias cores, sendo a mais comum o preto, podendo ainda ser redondo ou sextavado.
O homem hebreu diria: O lápis serve para escrever.
De modo que , em hebraico bíblico, não o judaísmo ortodoxo de hoje, teríamos apenas a função do lápis, e não o que ele parece, não a sua aparência.
O pensamento hebraico me diria o propósito e a maneira de usar o lápis. O pensamento ocidental da nossa sociedade me diria como o lápis se parece.
Quando você lê por exemplo, a B`rit Hadashah (Novo Testamento), a primeira coisa que aprendemos sobre Yeshua é  sobre as coisas que Ele disse, que Ele fez, e não como Yeshua se parecia. Qual era a sua aparência humana.
Em hebraico, as coisas que fazemos ou dizemos, tem um nome. Fruto. E são mais importantes do que a nossa aparência física.
Sabemos muito através da bíblia, sobre a "função" do HaMasshiah (Messias) e a razão pela qual Ele se fez carne e habitou entre nós, e muito pouco sobre Sua aparência. Nem mesmo sabemos sobre a aparência de nenhum dos escritores da bíblia. Você sabe porque? Em hebraico, para Deus , isso não importa. Deus não está preocupado com sua aparência.
O hebraico se preocupa com o que eles fizeram, mas nós vivemos em uma cultura onde somos constantemente forçados a ver como as coisas parecem ao invés de ver sua função .
Temos , por exemplo, na Tanach (Antigo Testamento) as dimensões da Arca de Noé e as dimensões do Templo e do tabernáculo. A razão pela qual essas dimensões são dadas não são para que nós construamos e saibamos como se pareciam, mas sim para entendermos as funções destas coisas. É por isso que foram dadas as dimensões.
Estamos a décadas, a séculos procurando identificar o anti-cristo pelo “forma” e não pela “função”. Procuramos por características de forma, como se parece, que língua fala, se é negro ou branco, judeu ou gentio. Procura-se a forma do anti-cristo , e graças a isso ele pode estar no nosso meio, “funcionando” como um de nós, parecendo um de nós e não vamos notar a sua presença. Devemos procurar pelo seu fruto e não pela sua forma.
Vamos ao livro de Yacob (Tiago) 3:1-6
 Tg 3:1* ¶ Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.
 2* Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
 3* Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.
 4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.
 5* Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
 6* Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

O contexto de Yacob começa com os mestres, que têm uma responsabilidade maior do que todos os outros. Por quê?  Porque mestres ensinam palavras. Palavras significam coisas. Palavras manipulam. Palavras guiam.
Para onde nossa cultura vai? 
Lembre-se do que falamos sobre como alterar o comportamento das pessoas, sua cultura, suas vidas, simplesmente alterando as palavras?  Por isso é um aviso muito forte para aqueles de nós que ensinam. Eu levo isso, esse aviso muito a sério, porque sei qual o resultado de ensinar algo a alguém. Em seguida, Jacob continua, e fala sobre o fato de que este pequeno órgão em nossa boca, contamina e manipula coisa tão grandes, Uma pequena coisa em nossa boca faz coisas grandes.
Quando ele fala sobre a língua em nossa boca, não está falando realmente da nossa língua física, mas sim das coisas que dizemos. Ele está falando sobre as palavras, ou o ensinamento que vem de nossos lábios. Manipula e contamina todo o corpo. Esse é o contexto. 


Assim que no versículo seis diz:
põe em chamas toda a carreira da existência humana


Essa frase, em português, não expressa realmente o que está no texto grego.

Em grego esta frase quer dizer literalmente: 
põe em chamas os ciclos, ou círculos de Gênesis

Literalmente diz que esta língua, as coisas que nós ensinamos, as palavras que saem da nossa boca, incendeiam os círculos ou ciclos de Gênesis. Os ciclos de Deus nos são apresentados desde o início do livro de Gênesis. Esses ciclos são os ensinamentos que vão guiar toda a nossa vida. 
Se nós mantivermos esses ciclos que Deus nos deu no inicio, em Gênesis, as Suas festas, os Seus Shabaths, as Suas leis de alimentação, Seus mandamentos, de geração em geração, sabem o que vai acontecer? No final teremos as mesmas verdades do inicio. As últimas gerações terão as mesmas verdades das primeiras. Se você altera os ciclos de Deus, você altera o final. Isaías 46:10 nos diz para lembrar-mos que o fim é revelado desde o inicio, a partir de Gênesis 1:1.
É minha opinião que estes ciclos de Deus dizem respeito a quatro tipos de ciclos. O ciclo maior corresponde ao ciclo da raça humana, o ciclo de 7000 anos. Este é um ciclo que gira bem devagar. Ele tem 7000 anos. Temos um ciclo menor dentro, que corresponde ao ciclo anual, onde estão as festas de Deus, outro menor ainda onde temos as luas, outro onde temos a semana e Seus shabaths. Este  ciclo menor gira muitíssimo mais rápido do que o externo. Portanto, o que alterarmos no Shabath, por exemplo, vai nos deixar completamente fora de sincronia com os outros ciclos .


Temos a visão de Ezequiel sobre uma roda dentro da outra. 

Deus diz:
Ez 2:3* Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje.

Por que Deus disse isso para Ezequiel?
Porque eles, o Seu povo, haviam deixado os caminhos Dele, os caminhos de Deus. Fizeram as coisas com seus próprios caminhos, a sua maneira, ao invés dos caminhos de Deus, da maneira de Deus.


Se você corromper a roda interna, que vai muito mais rápido, você corrompe a roda exterior. Isso é revelado nas coisas naturais da criação desde o início.

Gn 8:22 Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
Enquanto durar a terra, os ciclos vão continuar . 




Sl 23: 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas (`agol=círculos) da justiça por amor do seu nome.


Guia-me pelos Ciclos da justiça por amor do Seu nome.

Há algumas coisas que deveríamos incentivar.
Os astrônomos a olhar profundamente para o céu e procurar pela origem da vida. Físicos, biofísicos, biólogos e geneticistas a olharem dentro das profundezas de uma célula para procurar a origem da vida. Os arqueólogos a cavar no chão olhando para a fonte de onde as coisas vêm. Estou confiante no meu Deus, estou bastante confiante no Deus de Abraão de Isaac e  Jacob. Ele já sabe que os astrônomos estão procurando a origem da vida.Ele já sabe que os biólogos e físicos ou geneticistas estão procurando a origem da vida. Ele já sabe disso. É porque Ele sabe que, estou confiante de que  eles finalmente vão encontrar a origem da vida.
A palavra arqueologia se escreve em grego: "en archi", e significa: no principio. Esta mesma palavra em hebraico é B`Reshyit , ou Gênesis.


Falemos sobre sementes.



Gn 1:11  E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. 



Lc 8:11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.

Jo 1:1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Jo 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Gl 3:16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.



A boa semente (agricultura) é a Palavra de Deus (palavra, lingüística) a qual se tornou carne (corpo, biologia). Estes três termos entre parêntesis são encontrados por toda a bíblia.
Você pode ver esses termos equivalentes nas Escrituras e em toda a bíblia, e isso é o fundamento de tudo o que você vai ver a partir deste ponto em diante. Baseia-se no fato de que a palavra de Deus, a semente da mulher se fez carne e habitou entre nós, e que é um acontecimento muito profundo e provocante e que não é apenas acaso. 

Gn 10:5
Por estes, foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.


Temos aqui a divisão das pessoas por toda a terra por três meios, isso após o dilúvio.


Primeiro temos a divisão das terras (Agricultura), depois a língua (palavras, lingüística) e famílias (corpo, biologia). Agrobiolinguistica. Esses três termos vão estar presentes em todos os ensinamentos de Deus para nós. As vezes todos juntos, as vezes separados, mas sempre vão estar lá.

Mt 4:4 diz:
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Yeshua fala das três coisas, agrobiolinguistica: 
O homem (bio), o pão (agro) e a Palavra de Deus (linguistica).

Hb 4:12 
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A palavra de Deus é viva porque produz vida, alma vivente, vida segundo a Sua espécie.

Is 65:22-23
Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice.
23* Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do SENHOR, e os seus descendentes, com eles.

Árvore (agri), meus eleitos (bio) .
Por exemplo, a bíblia diz que o Yeshua é a semente, a raiz, a videira e o ramo.

Is 11:10
E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso.

Como é que alguém pode ser a semente e o ramo. Como alguém pode ser a videira e a raiz.
Como ser o bom pastor e o cordeiro de Deus. Yeshua não foi e não é uma pessoa comum. 

Is 11:1
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

Yeshua é o ramo, renovo. Essa palavra, ramo vem da raiz hebraica "נצר natsar",  que quer dizer “preservar”.
Para entender o que é preservar, em hebraico, eles dizem ramo. Porque?
Porque o ramo produz fruto, que produz semente, que é igual a semente do inicio.
Isso é o que o ramo faz, "preserva" através do fruto, a semente. 
“Porque os dias do meu povo são como o dias de uma árvore”, e assim, Ele foi chamado o ramo porque ele estava produzindo os mesmos frutos que vem da semente. O ramo preserva o que está na semente. Se o ramo não preserva o que está na semente, de acordo com Romanos capítulo 11, ele é cortado da árvore.  Se você é um ramo, e não está "preservando", mantendo a semente lá do inicio, a semente da mulher, do inicio, de B`Reshyit, você já está cortado da árvore e nem sabe.
E é  por isso que os primeiros discípulos foram chamados de nazarenos, que é a tradução da palavra hebraica notzarim.
Notzarim, os pequenos ramos. Porque os discípulos se chamavam de nazarenos?
Porque se você ler o livro de Atos, não sob a perspectiva dos escritos deixados pelos “pais da igreja”, que é de onde vem grande parte da nossa teologia, mas sob os olhos do livro de Atos, você verá que todos os discípulos estavam mantendo, "preservando", guardando todas as festas de Deus, todas as leis de alimentação, os Shabaths, todas as sementes do inicio, a Torah.  Por isso que eles foram chamados “os ramos”, “os nazarenos”.
Minha oração é para que eu e você sejamos ramos verdadeiros, como Yeshua, nazarenos.

Até a próxima.

Shalom Aleichem notzarim!


Ed Sant Anna, ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário