sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Raízes 4

Na parte anterior deste estudo, falamos sobre a diferença entre o pensamento abstrato e o concreto. Falamos também sobre a forma do pensamento orientado pelo substantivo e pelo verbo.
Vamos falar agora um pouco mais profundo sobre o raciocinio indutivo e dedutivo.
Vamos ver como nós raciocinamos em relação as Escrituras .
Nesta parte, veremos um conceito hebraico chamado bloco lógico.
As Escrituras nos ensinam de acordo com o bloco lógico. A mentalidade greco-romana, ou ocidental, faz com que pensemos e interpretemos a Escritura de uma forma “ou um, ou outro”.
Existem coisas na nossa vida , ou mesmo nas Escrituras, que são uma coisa ou outra, tipo:
Existe Deus ou não existe Deus.
Deixe dar um exemplo lá em Mateus capítulo 23, quando Yeshua está falando com Fariseus e Saduceus. Lembre-se que esses foram os que tiraram e acrescentaram `a Palavra de Deus, a Torah.

Mt 23:23* Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

Alguns de nós já teve uma discussão ou debate com outra pessoa religiosa.
Normalmente provamos que estamos certos através do ato de provar que o outro está errado.
Isso é processo de raciocinio “ou um, ou outro”. Se eu criar um debate onde possa provar que a sua posição está errada, concluimos que a minha posição é a certa.

Outra coisa interessante é a maneira legalista de ver as Escrituras e a maneira paternal de ver as Escrituras.
Na nossa cultura ocidental, pensamos nos ensinamentos de Deus a partir de um ponto de vista legislativo, legalista.
Vemos Deus como um Juiz, pronunciando sentenças. O oposto do que ver os mandamentos de Deus de um ponto de vista paternal. Lembre-se que a mais importante característica de Deus é Pai. Deus é muito mais nosso Pai do que Juiz. Nossa visão das Escrituras muda drasticamente ao vermos as instruções de Deus como feitas por um Pai. Instruções estas, chamadas de Torah.
Quando voce vê as Escrituras de um ponto de vista paternal, voce vê um Pai ensinando seus filhos a maneira certa de fazer as coisas. Você consegue ver o amor Dele, a Sua preocupação.

Vamos ver esses processos do pensar através dessas figuras:

Temos o pensamento hebraico que é representado pelo grande cubo a esquerda e o grego pelo pequeno cubo a direita.

Vamos a um exemplo:
Suponhamos que seu pastor lhe peça para falar sobre as sete igrejas da Asia, Ap 3.
Normalmente o que fazemos em nossa cultura, quando alguém nos pede para ensinar é buscar livros em uma biblioteca ou compramos alguns livros em um livraria, sobre o assunto.
Eu quero usar um exemplo que não é hipotético.
Eu te darei um exemplo do nosso processo de pensamento baseado em livros de verdade que você pode obter em sua livraria cristã. Esta é a maneira que nós operamos.

Lemos então no livro, que existiam 7 igrejas na Asia, na época em que João escreveu o livro do Apocalipse.
No cubo acima , este ponto de vista é ilustrado pela palavra P`shat.
P`shat quer dizer literalmente = remover as roupas do corpo.
Quando voce tira as suas roupas, tudo fica exposto. Então temos que P`shat é a visão literal do texto. Interpretação literal das palavras escritas. Exatamente o que as palavras estão dizendo.
Essa é a primeira coisa que temos que fazer quando vamos interpretar as Escrituras.

Lemos então em outro livro:
- Você sabe aqueles caras que acreditam que eram apenas sete igrejas que existiam naquela época, esses caras estão todos errados. Se voce coloca as sete igrejas em ordem cronológica, verá que elas representam exatamente como a igreja esteve e está nos últimos 2000 anos.
É um retrato perfeito da história da igreja nos últimos 2000 anos.
Esse tipo de visão mostrado aqui é o que temos no cubo representado pela palavra hebraica Remez. Remez é uma palavra que vem da raiz Ramas . Lembrando que as palavras em hebraico tem sempre a sua melhor interpretação nas figuras de uma casa, uma familia e um pedaço de terra. Eu realmente acredito que uma imagem vale mais do que mil palavras. Se você entender o que todas essas palavras significavam no topo da montanha, em sua Bíblia , você verá que Deus está sempre a nos ensinar as coisas por figuras como essas. Porque, mais uma vez Ele é nosso Pai. Nem uma só vez na bíblia nós somos chamados de adultos de Deus. Nem mesmo de adolescentes de Deus. Mas somos chamados sim de crianças, filhos de Deus.
Nascemos por Ele , não através do nosso próprio ato, nem do nosso próprio sangue.
Agora que somos Seus filhos, fazemos o que Ele diz, para que possamos “produzir” crianças um dia, não segundo a nossa vontade ou ato, que possam seguir Seus passos, o que é chamado multiplicação segundo a Sua espécie, segundo nos ensinou Deus no livro de Genesis.
Se temos um objeto num degrau de uma escada e movemos esse objeto alguns degraus acima, esse ato de mover é chamado em hebraico, Remez. Lembre-se que a lingua hebraica é uma lingua orientada pelo verbo, como vimos anteriormente. Cada ato é representado por uma palavra. Então temos que Remez é um nivel mais profundo de interpretação que P`shat.
Em Ezequiel 28 temos um texto que nos fala do Rei de Tiro, e que esse Rei estava em Édem.
Sabemos que este texto está falando sobre o Rei de Tiro e de satanás.
Isso é o que Deus está nos ensinando. Duas coisas em um mesmo texto. Isto é Remez.

Vamos voltar à nossa livraria, mais uma vez. Levar para casa um outro livro. E nesse livro ele diz - você sabe aqueles caras que acreditavam serem apenas sete igrejas na Asia, e aqueles que diziam que estas sete igrejas representavam os sete periodos da igreja nos últimos 2000 anos. Eles estavam todos errados. Se você realmente leu o que a Bíblia diz, você verá que ela fala da igreja nos últimos dias.
Agora mais uma vez de volta ao cubo , esta visão é representada pela palavra Drash.
Drash é a palavra hebraica que significa uma busca com diligência.
Não é o tipo de busca simples por algo para se comprar em uma loja. É um tipo de busca com paixão. Um exemplo dessa busca pode ser encontrado quando uma mãe perde seu filho pequeno no shopping. Ela vai procurar desesperadamente por seu filho em todo lugar. Esse é o tipo de busca que define a palavra Drash.
Vamos voltar para a livraria e pegar o último livro. Ele diz: Lembra daqueles caras que diziam que eram apenas as sete igrejas e daqueles outros que afirmavam serem as igrejas dos últimos 2000 anos e ainda aqueles que diziam ser as igrejas dos últimos dias ? Todos estavam enganados.
Se você realmente leu o que a Bíblia diz deve saber que ela está falando para nós, pessoalmente.
Na nossa ilustração do cubo , é a palavra Sod, que representa este tipo de visão.
Sod significa algo escondido, como a semente que está enterrada no chão. Em outras palavras, é algo que você tem que cavar para encontrar. Não é algo que você vai encontrar de maneira obvia.
É algo que você não pode ver , como a raiz de uma planta.
Há algumas coisas na Bíblia que são enterradas no chão, que você tem que procurar com diligência. Quero dizer ainda mais. A fim de encontrar, você realmente tem que cavar fundo.

No pensamento hebraico, todas as quatro formas de visão, se encaixam no cubo.
Em hebraico realmente haviam sete igrejas que existiam naquela época. Elas realmente se encaixam na definição dos últimos 2000 mil anos. Em hebraico você está falando de fato da igreja dos últimos dias e também tem a sua significancia pessoal.
Na maneira hebraica de pensar, todos os quatro pontos de vista são verdadeiros. E não apenas um com a exclusão dos outros, como é a nossa maneira usual de pensar.
Esse é o processo de pensamento das Escrituras.

A caixa que você e eu fomos treinados a usar, está a direita do cubo.
Ela é tão pequena que quase nada cabe dentro.
Deixe-me dar a você um exemplo. Alguns de nós que observam o Shabath, já experimentou ir a alguns amigos religiosos para lhes dizer o que a Bíblia tem a dizer sobre o dia de sábado e então experimentou uma grande rejeição. Você sabe por quê? Porque o cubo deles, a sua caixa já está totalmente preenchida com sua visão greco-romana sobre este assunto, que eles não tem espaço para outra informação.
Outro exemplo está no livro de Crônicas.

2Cr 7:14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

De acordo com a cultura religiosa secular, através de todos os filmes e os livros e assim por diante, o que maus caminhos quer dizer? Basicamente aprendemos que temos estes assassinos de bebês e adoradores de Satanás. O que vai me salvar a mim mesmo é o raciocínio lógico grego. Bem, eu não minto, não roubo, não mato bebês e não adoro Satanás, assim, portanto, eu não sou um ímpio. Veja como é fácil definir-se fora da caixa de mau. A caixa, o cubo do pensamento greco-romano é tão pequeno que é muito fácil definir-se for a dele.
Biblicamente há uma palavra para a maldade . Em hebraico não é apenas o que pensamos. Isso significa que a maldade tem um significado em hebraico e é representada por estas três letras hebraicas.


Em paleo-hebraico:


 A letra resh representa uma cabeça e a letra ayin representa um olho.


A melhor maneira de ilustrar essa palavra é voltar para aquela figura que falei, sobre uma casa, uma família e um pedaço de terra.
Temos então uma mulher em casa , e ela está fazendo algo em uma grande tigela. Em cima da mesa, uma tigela grande e funda . Agora o uso, o design dessa tigela, a função para a qual ela foi projetada é ser usada para misturar a farinha e o sal e outros ingredientes para fazer um bolo, um pão. Se usamos a tigela para o seu propósito, podemos dizer que isso é bom, porque é o propósito para o qual ela foi desenhada. Agora se eu pego essa tijela e a atiro ao chão partindo-a em mil pedaços, essa ação é chamada em hebraico pela palavra Raa.
Então a ação de destruir o propósito de algo, fazendo-a em pedaços é traduzida como mau.
Assim, essa imagem muito concreta é destruir o projeto ou propósito de algo. E aos olhos de Deus isso é o que Ele está imaginando quando Ele nos diz para se converter dos seus maus caminhos.
Portanto, se há um propósito no início, em B`reshyit, para Suas festas e você define uma nova
festa, como natal, festa junina, etc.. , ou substituindo o Seu Shabbat pelo domingo, aos olhos de Deus, e isso é realmente o que conta, você está fazendo o mal, maldade.
Há uma diferença fundamental em o que essas palavras significam e como podemos aplicá-los, porque temos uma tendência com base na natureza das traduções da bíblia em outras línguas, a nos afastarmos dos mandamentos de Deus e fazermos outra coisa com eles, coisas para as quais eles não foram desenhados e dando assim um novo propósito aos Seus mandamentos, um novo significado. Raa – mal – maldade.
Qualquer antropólogo vai dizer que se você quer mudar uma cultura, quer mudar as pessoas, mude o idioma, mude a língua.
Essa é uma das razões porque Alexandre o grande, foi um grande lider militar. Ao invés de pegar seus prisioneiros e colocá-los na prisão, e deixá-los à morte e ter que usar dinheiro grego para cuidar deles enquanto murchavam na cadeia, ele mudava a língua dos capturados ensinando o grego. Ele pensou nisso em relação aos Hebreus. Mudando sua língua mudaria seu comportamento e o serviriam.
É assim que os poderes funcionam neste mundo, meus amigos. Eles sabem muito bem que podem manipular as pessoas, alterando o significado das palavras.
Sabem que não podem separar as pessoas da língua, então mudam o significado das palavras.
Deus separou em Babel ao mesmo tempo esses tres elementos essenciais. As pessoas, a terra e a língua.
Essa é uma das razões que acredito, Deus estar nos levando de volta ao início, a língua, porque se temos a mesma língua, temos o início para um mesmo povo, um mesmo Deus.

Até a próxima parte de nossos estudos.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

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