domingo, 12 de maio de 2024

A betulah - a virgem

Novamente afirmamos e enfatizamos quantas vezes for necessário que a autoridade da bíblia, vai desde B`Reshiyth (Gênesis) até Hitgalut (Apocalipse). É importante que voltemos para a língua original, voltemos para a cultura da terra em que se produziu a Brit Hadasha (Novo Testamento), porque ela não foi produzida em um vácuo. Se fizermos isso vamos estar muito mais perto dos paralelos linguísticos dos autores dos evangelhos e isso vai nos ajudar a interpretar de uma forma mais acurada e correta, a bíblia. 

Khephas (Pedro) diz ser Shaul (Paulo) muito difícil de entender. Shaul (Paulo) foi ensinado e discipulado por Gamliy`el (Gamaliel) que foi uma figura proeminente no seu tempo, na literatura rabínica, no Sinedrim (Sinédrio). 
Vamos dar uma olhada no nascimento de Yeshua (Jesus); sobre o Seu nascimento de uma virgem. Encontramos aproximadamente 5 a 6 diferentes referências dizendo que surgiria uma estrela no Oriente anunciando a vinda do Mashiah (Messias).
Comecemos com Yeshayahu (Isaias).

Is 7:14 LTT
14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará
à luz um filho, e chamará o Seu nome Emanuel.
Lakhen yiten Adonai hu lakhem ot hineh haalmah harah veyoledet ben vekarat shemo Imanu EL:

Vejamos esta frase Ìmmanu’El (Emanuel). 

Ìm, em hebraico significa: com
Ìmmanu’ significa:         conosco
El significa:         Deus

Portanto Ìmmanu’El (Emanuel) significa "Deus conosco, Deus está conosco. 
Vamos começar no início, em B`Reshiyth, analisando de quem Yeshayahu (Isaias) 7:14 está falando.

Gn 32:29-30 LTT
29 E Jacó Lhe perguntou, e disse: Dize-me, peço-Te, o Teu nome. E disse:
Por que perguntas pelo Meu nome? E abençoou-o ali.
30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel «Face de Deus», porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha vida está preservada.

Qual o significado desta frase em hebraico "por que perguntas pelo Meu nome"?

LAMAH ZEI TISHAL LISHIMI

Analisemos Juízes 13


Jz 13:2-3 LTT
2 E havia um homem de Zoráh, da tribo de Dã, cujo nome era Manoáh; e sua esposa, sendo estéril, não dava filhos à luz.
3 E o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens dado filhos à luz; porém conceberás, e darás à luz um filho

Jz 13:6 LTT
6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante à aparência do Anjo de Deus, muito aterrorizadora; e não Lhe perguntei donde era, nem Ele me disse o Seu nome.

Jz 13:17-18 LTT
17 E disse Manoáh ao Anjo do SENHOR: Qual é o Teu nome, para que, quando se cumprir a Tua palavra, Te honremos?
18 E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo Meu nome visto que é Maravilhoso?

LAMAH ZEI TISHAL LISHIMI

Em hebraico essa é a mesma frase usada pelo Anjo que lutou com Jacob em B`Reshiyth (Gênesis) 32. Essas duas passagens estão conectadas.
O Anjo que apareceu anunciando para a esposa de Manoah que ela daria à luz, é o mesmo que apareceu para Jacob.
Aqui em Jz 13:18 as Escrituras nos acrescentam mais um detalhe sobre esse Anjo. 
Ele é Maravilhoso.

Nestas duas passagens vemos a descrição de um Anjo (malach) mensageiro.

Os 12:4 LTT
4 Teve poder de lutar contra o Anjo, e agüentou a luta; chorou, e lhe suplicou; em
Betel o Anjo o achou, e ali o Anjo falou conosco,

Jz 3:3 LTT
3 E o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e
nunca tens dado filhos à luz; porém conceberás, e darás à luz um filho.

Agora veja isto: este Anjo também é descrito como um “homem” nestas duas passagens.

Gn 32:24 LTT
24 Jacó, porém, ficou só; e ali lutou com ele um Varão (homem), até a aurora subir.

Jz 13;6 LTT
6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante à aparência do Anjo de Deus, muito aterrorizadora; e não Lhe perguntei donde era, nem Ele me disse o Seu nome.

Este Anjo, descrito como um homem, agora é descrito como Deus.

Gn 32:30 LTT
30 E chamou Jacob o nome daquele lugar Peniel «Face de Deus», porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha vida está preservada.

Jz 13:22 LTT
22 E disse Manoáh à sua esposa: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.

Bem, vemos que essa pessoa com quem Jacob teve um encontro é chamado de Anjo, homem e Deus. Essa pessoa tem seus pés nos reinos da existência. No reino divino, angelical e humano. Tudo desde o céu até a terra. Como uma escada que conecta o infinito ao finito.
Veja outra vez.

Jz 13:18 LTT
...Por que perguntas assim pelo Meu nome visto que é Maravilhoso?

Is 9:6-7 LTT
6 Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu, e o principado está sobre os Seus ombros, e se chamará o Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, o Deus Forte, o Pai Eterno, o Príncipe da Paz.
7 Do aumento do Seu principado e da Sua paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no reino dele, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Veja esse detalhe interessante de Is 9:6 em hebraico:

Is 9:6 כִּי־ ki- יֶ֣לֶד Ye·led יֻלַּד־ yul·lad- לָ֗·נוּ La·nu, בֵּ֚ן ben נִתַּן־ nit·tan- לָ֔·נוּ La·nu, וַ·תְּהִ֥י vat·te·Hi הַ·מִּשְׂרָ֖ה ham·mis·Rah עַל־ 'al- שִׁכְמ֑·וֹ shich·Mo; וַ·יִּקְרָ֨א vai·yik·Ra שְׁמ֜·וֹ she·Mo פֶּ֠לֶא Pe·le יוֹעֵץ֙ yo·'Etz אֵ֣ל 'el גִּבּ֔וֹר gib·Bor, אֲבִי·עַ֖ד 'a·vi·'Ad שַׂר־ sar- שָׁלֽוֹם׃ sha·Lom.
Is 9:7 [לְמַרְבֵּה le·mar·beh כ ch] (לְמַרְבֵּ֨ה le·mar·Beh ק k) הַ·מִּשְׂרָ֜ה ham·mis·Rah וּ·לְ·שָׁל֣וֹם u·le·sha·Lom אֵֽין־ 'ein- קֵ֗ץ Ketz, עַל־ 'al- כִּסֵּ֤א kis·Se דָוִד֙ da·Vid וְ·עַל־ ve·'al- מַמְלַכְתּ֔·וֹ mam·lach·To, לְ·הָכִ֤ין le·ha·Chin אֹתָ·הּ֙ 'o·Tah וּֽ·לְ·סַעֲדָ֔·הּ u·le·sa·'a·Dah, בְּ·מִשְׁפָּ֖ט be·mish·Pat וּ·בִ·צְדָקָ֑ה u·vitz·da·Kah; מֵ·עַתָּה֙ me·'at·Tah וְ·עַד־ ve·'ad- עוֹלָ֔ם o·Lam, קִנְאַ֛ת kin·'At יְהוָ֥ה A·do·Nai צְבָא֖וֹת tze·va·'ot תַּעֲשֶׂה־ ta·'a·seh- זֹּֽאת׃ Zot. ס sa·Mek 

     
Essa palavra no círculo, é a palavra hebraica lemarbeh  


Veja a letra indicada 

A letra Mem m ocorre somente no começo ou no meio da palavra. 
A letra Mem Sofit ocorre somente no final da palavra.
Temos então um problema aqui. 
Então vamos a uma pequena explicação.
Temos aqui a palavra Mayim que significa água.


Lembrando que o hebraico se escreve da direita para a esquerda, a primeira letra é o
Mem e a terceira o Mem Sofit. Temos aqui a palavra Miryam µyrm, traduzida como Maria. Mem no início e Mem Sofit no final.



Veja algo interessante.


A letra Mem e como é como a barriga acima. 
O canal está aberto para dar à luz.
No caso da letra Mem Sofit o canal está fechado para dar à luz e por isso representa a
mulher estéril. 
Outra coisa que temos aqui é que o valor numérico da letra Mem, que é 40, outra alusão as 40 semanas em que o embrião é formado no útero.
Esta letra, pictograficamente representa a água.
No pensamento hebraico, a letra Mem não só significa águas, mas também esta ligada a palavra mãe e ao seu útero que flui águas por ocasião do nascimento da criança. 
A letra Mem Sofit representa uma mulher que é estéril e incapaz de dar à luz. Da mesma forma, esta letra também representa uma virgem que ainda não concebeu.

Você pode perceber que por toda a Toráh, Sarah, Rebeca, Ana, Raquel, a esposa de Manoah, temos esse padrão de nascimento sobrenatural, miraculoso. 
A pessoa que nasceria da profecia de Isaías 9 deveria vir de um útero fechado, não porque era estéril, mas porque seria um útero que não havia ainda concebido.

Voltemos em Is 7:14

Is 7:14 LTT
14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o Seu nome Emanuel.

A palavra traduzida aqui como “virgem” é a palavra hebraica haalmah que também significa “uma jovem, donzela”.


O que acontece é que em hebraico temos uma palavra usada frequentemente para “virgem”, que é a palavra betulah.


Lembremos que o padrão na Toráh para os nascimentos miraculosos é de uma criança vinda de um útero estéril, até Yohanam, o imersor (João, o batista).
Então porque Yeshayahu usou a palavra haalmah ao invés de betulah? 
Lembrando um princípio da Toráh que está em Deuteronómio.
Dt 12:32 LTT
32 Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.

Nada da Toráh poderá ser adicionado ou retirado. 
Tudo que está na bíblia pode ser encontrado na Toráh. 
Tudo que está escrito nos profetas, nos escritos e no Novo Testamento pode ser encontrado descrito na Toráh. 
Então para sabermos a razão pela qual Yeshayahu usou a palavra haalmah temos que procurar na Toráh.

Vamos então ao B`Reshyith.

Gn 24:16 LTT
16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem (betulah), a quem nenhum homem havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.

Gn 24:42-44 LTT
42 E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, se Tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
43 Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela (haalmah) que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me de beber um pouco de água do teu cântaro;
44 E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor.

Matityahu (Mateus) usa a palavra haalmah para Myriam (Maria).
Quando Gabriel anuncia a Myriam sobre o nascimento do Mashiah, ela diz a ele que não havia sido tocada por nenhum homem. 
A haalmah como uma betulah.
Há um outro lugar na Toráh que fala sobre haalmah.

Ex 2:8 LTT
8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça (haalmah), e chamou a mãe do menino.

Êxodo 2 mostra Mosheh dentro arca, do cesto, pois a palavra é a mesma, o redentor do povo hebreu sendo retirado da água pela filha de Faraó e a haalmah veio e recebeu a ordem de encontrar alguém para cuidar do menino. 
Agora quem é a haalmah aqui? 
A Toráh é bem vaga acerca disto por uma razão especifica, para nos dizer algo mais profundo.
Lembrando que existem 4 níveis de interpretação da Toráh. Pashat, Remez, Drash e Sod. 
O literal, o escondido, o parte enterrado dentro do texto e o nível mais profundo de revelação, nível em que Hitgalut (Apocalipse) foi escrito. 
Rabi Shaul (Paulo) também escrevia muito nesse nível.
Então temos que em Yeshayahu 7:
1. A haalmah dá à luz
2. A Toráh define haalmah como “virgem”
3. A haalmah gera através da “água”
4. A haalmah é designada para conceber o Filho do Senhor
5. O nome da haalmah é Myriam

Em Yeshayahu 9:
1. A pessoa nascida dessa profecia nasceria de um ventre fechado
2. O que nasceria de um ventre fechado seria o Mashiah
3. A pessoa nascida seria um Anjo do Senhor e ao mesmo tempo Deus e homem. 
Tudo isso temos apenas no Tanach, sem entrar no Novo Testamento, séculos antes.
Pv 30:4 LTT
4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem ajuntou todos os ventos dentro dos Seus punhos? Quem amarrou as águas em Suas roupas? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o Seu nome? E qual é o nome de Seu filho, se é que o sabes?

A pergunta permanece vez por vez na Toráh: Qual é o Seu nome?
O Anjo escondeu isso quando lutou com Jacob. 
Israel continua lutando com o Anjo, Deus, Yeshua, até hoje. A Toráh noz diz qual é o Seu nome, milhares de anos antes. 
Mosheh toma Hoshea (Oséias), filho de Nun e muda o seu nome para Yehoshua (Josué) uma variação de Yeshua. Exatamente como o Anjo dá a Jacob um novo nome, Israel. 
Assim como aconteceu com Abrão para Abraão, Sarai para Sarah.
Mosheh (Moisés) não completaria a redenção do povo hebreu e sim Yeshua (Josué). 
Isso era uma profecia de que quem completaria a redenção, quem seria o segundo Adam seria Yeshua (Jesus).

Zc 6:12 LTT
12 E fala-lhe, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Eis aqui o Homem cujo nome é RENOVO; Ele brotará do Seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.

O RENOVO é reconhecido como identificação do Mashiah.
O Tanach noz diz que o Seu nome seria Yeshua, o Renovo. O que traria o Seu povo, Israel, a herdar a terra.
Temos que cada detalhe sobre Yeshua no Novo Testamento, já havia sido escrito, no Velho Testamento, especificamente na Toráh. 
Josué (Yehoshua), escolheu 12 homens. Todos os reis vieram contra Josué (Yehoshua), contra Israel. Come está em Hitgalut (Apocalipse) 19.
A pergunta continua: Qual o Seu nome?
o Seu nome é: Maravilhoso, Conselheiro, o Deus Forte, o Pai Eterno, o Príncipe da Paz.

Mt 1:21 LTT
21 E ela dará à luz um filho e tu chamarás o Seu nome Yeshua (Jesus); porque Ele salvará o Seu povo para longe dos pecados deles."

Noz dizemos em português “como você está?” ou “como vai?”.
Em hebraico dizemos “ma sh'lomkhá / sh’lomékh?” e sabe o que isso significa? 
“Como está a sua Paz?”
Como está sua relação com o Príncipe da Paz?

A pergunta era “qual o seu nome?”.
Devemos ter a mente de Yeshua e entender como funciona a mente hebraica.
Não tem nada com a maneira com que se pronuncia. É muito mais profundo que isso. 
Está muito mais relacionado com o caráter, com a autoridade, com quem a pessoa de Yeshua realmente É. 
Ele se revela a nós como Yeshua, a salvação, a pedra fundamental, o Alef e o Tav, Quem reconstrói os muros de Yerushalayim, Quem completa a redenção, Quem deseja ardentemente se revelar a nós, não através da religião, mas através de um relacionamento íntimo.
Yeshua é a Toráh viva.

Shalom Aleichem! 
Ed Sant Anna, rabi










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