quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Raízes 1

Neste pequeno estudo faremos uma viagem de volta ao idioma hebraico bíblico, porque segundo Isaías 46:10.
Deus declara o fim lá no inicio, em Gênesis.
A língua hebraica é o que poderia se chamar de uma língua agro-biológica, ou seja, toda a sua simbologia pictográfica é encontrada na criação de Deus.
O Deus soberano do Universo, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, soberanamente escolheu revelar a Sua Palavra; com palavras.
Vamos voltar as coisas simples, o real significado das palavras no inicio.
Como vivemos em uma cultura com base helenística, falaremos sobre as diferenças entre o pensamento greco-romano e o pensamento hebraico.
Fomos educados em uma cultura onde a grande maioria dos nossos princípios e conceitos religiosos foram baseados em uma teologia abstrata.
Muito do que aprendemos são termos abstratos.
Mas em hebraico não é assim. Esses termos, essas palavras vão sempre nos levar de volta a algo concreto, que podemos experienciar com nossos cinco sentidos.
Quando voltamos para o início, vemos a assinatura de Deus em tudo.
Ele escolhe começar tudo com as coisas naturais. 
Paulo diz que as coisas são naturais e então espirituais. Quando voltamos ao nosso texto bíblico ao início, vemos que Deus não começou com o homem. O homem não existe até o sexto dia da criação. Deus começou primeiro com sementes, flores, árvores, água, céu, terra e pó.
Paulo disse que as coisas visíveis, o natural, vem primeiro e depois as invisíveis, as espirituais.
A vida animal, vida vegetal e a vida humana. Cada palavra que lemos no Novo Testamento, tem o seu significado no inicio, em Gênesis.
Uma das coisas mais perigosas é o que os fariseus e saduceus, nos séculos anteriores à vinda do Messias fizeram. Eles acrescentaram à Toráh e retiraram dela.

Deuteronômio 12:32 diz:
Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.”

Como a Torah é o próprio Messias, no momento em que colocaram ou tiraram palavras da Torah, deformaram o corpo do Messias , tornando impossível o seu reconhecimento. Isso não é diferente hoje. As doutrinas humanas, as denominações, a religiosidade , por exemplo, deformam a imagem do que deveria ser o corpo de Yeshua.
Muitos acham que a crucificação de Jesus torna obsoleta a Torah e os Profetas, e toda a Palavra de Deus.
Deus amou o mundo inteiro, e porque Ele ama nos deu toda a verdade no início, antes que o mundo viesse a existir. Não foi após a criação, nem no meio do caminho, ou ainda em Mateus , nem tampouco em Atos. Ele revelou toda a verdade no início.
Tudo está lá, e sempre esteve desde o Principio, com simples imagens agrícolas, imagens de uma casa e de uma família. Nada de teologia barata, mas sim de coisas simples do dia a dia. Coisas que podemos ver dentro de nossas casas e ao abrirmos a janela. De Gênesis a Apocalipse. Quanto mais você entender esta língua, mais será levado as coisas simples.

Isaías 46:10 na maioria das traduções para o português está assim:
Que anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;

Uma tradução mais acurada deste versículo ficaria assim:
Declaro, exponho , relato os tempos finais proféticos desde a primeira palavra de Gênesis e antecipo o que tem que ser feito; o meu desígnio, propósito, permanecerá , será observado e estarei contente em vê-lo feito.

Isaías fala mais 6 vezes sobre isso, como segue:

Is 41:22 Trazei e anunciai-nos as coisas que hão de acontecer; relatai-nos as profecias anteriores, para que atentemos para elas e saibamos se se cumpriram; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
Is 41:23* Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos.
Is 44:7* Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante mim! Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir!
Is 45:21* Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.
Is 46:11* que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.
Is 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

O inimigo, o adversário, o Diabo também sabe que o fim é declarado desde o início e que no Novo Testamento há o registro da sua morte. Ele odeia a semente da mulher e faz tudo para matá-la. Sabendo que Deus revelou a verdade desde o Gênesis, se você fosse o inimigo , o que você faria? Esconderia, fazendo com que desacreditassem no que está escrito lá. Digo a você que ele tem obtido sucesso por mais de 2000 anos, mantendo o povo de Deus longe do inicio, de Gênesis, da Torah, da Tanach, convencendo-nos que o princípio foi feito para os judeus e é irrelevante. Agora não precisamos mais do Antigo Testamento, que é judaico, e que a Lei-Torah é obsoleta.

Tudo o que está escrito na sua bíblia pode ser encontrado e ter sua interpretação nas coisas mais fundamentais da criação de Deus. Em nossos corpos, na agricultura, etc...
Vamos voltar ao sentido original e primário das palavras em hebraico.

Imagine por um momento que você esteja vendo o topo de uma montanha, e que lá existam algumas nuvens, relâmpagos e trovões, e comece chover.
Lá em cima, a chuva que cai é pura. A água que desce das nuvens é pura.
Podemos comparar as palavras de Deus com a chuva que desce no topo da montanha. Sem contaminação, sem impurezas. Durante a descida da água do topo da montanha, vão se juntando regatos , fontes e o rio vai aumentando de tamanho.
Mais embaixo , homens pescam e retiram peixes da água do rio. Depositam lixo , detritos nele.
Comparando com a Palavra de Deus que lá no inicio era pura e simples, agora temos afluentes acrescentando outras coisas a Palavra de Deus.
Temos homens retirando palavras , da Palavra de Deus.
O rio agora chega ao oceano e já não é mais possível beber dele .
Está extremamente poluído, sujo, e fétido.
As pessoas ao longo dos séculos tem acreditado no Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Todos tem bebido do mesmo rio. Apenas alguns de nós têm estado a beber do topo da montanha. A grande maioria tem bebido do rio, da parte poluída do rio, muito longe da sua pura fonte.
Queremos levá-lo de volta para o que essas palavras queriam dizer quando tudo começou. Ao topo da montanha, quando não havia contaminação da água (da Palavra) que saia das nuvens.
Mais uma vez, cada palavra em sua Bíblia tem a sua referencia em coisas visíveis e simples. A teologia e as doutrinas humanas, tornam a Palavra de Deus invisível e inalcançável para todos. Mas isso não é e nunca foi o que Deus sempre quis nos ensinar.
Deus, sendo mais esperto do que nós, já sabia que não poderíamos ver o que Ele realmente queria nos ensinar, e assim Ele nos revelou as coisas que podemos ver para nos ensinar sobre aquelas que não vemos.

Romanos, capítulo 1 versículo 20 diz:
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

Veja bem que o homem não tem desculpa, não tem como se justificar por não conhecer Deus, pois Ele está claramente revelado em tudo que existe, em toda a Sua criação. Ele fez isso porque nos ama demais. Ele é nosso Pai.
A maior característica de Deus não é El Shaday, Yahue, Deus, etc., mas sim Aba, Papa, Pai.
Outra vez, por ser Deus mais experto do que nós, sabia que todos na terra, de uma maneira ou de outra teria uma relação com um pai e saberia o que é um pai. Por isso o papel que o pai terrestre representa na vida de um filho é tão importante, pois ele é a versão visível do Pai invisível.

Vamos agora a alguns exemplos de palavras “poluídas” as quais traremos de volta ao topo da montanha, ao seu sentido original.
Devemos entender e voltar as raízes hebraicas das palavras. Raízes são algo que você sempre poderia ver do lado de fora de sua casa. Tudo em Deus é tão simples quanto a agricultura , os termos usados na Palavra de Deus sempre tem uma representação na agricultura, biologia, em um corpo , em um pedaço de terra, em uma casa. Coisas simples que todos podemos e deveríamos reconhecer. Não termos abstratos de uma teologia inútil e poderosa para nos separar da simplicidade de Deus.
Vamos então a alguns exemplos de palavras extremamente conhecidas entre nós.

Algumas explanações se fazem necessárias. Vamos a elas.



A palavra apóstolo, no grego, quer dizer: um delegado, mensageiro, alguém enviado com ordens (segundo o dicionário Strong).
Essa palavra traduzida para o português, tem um sentido abstrato , teológico. Não esqueça que apóstolo é um termo hebraico, traduzido para o grego e depois para o português. As palavras em hebraico , na sua raiz, sempre nos levam a algo tangível, tocável, algo que existe no nosso dia a dia, na criação de Deus. Em hebraico é a palavra shalach, que significa na sua raiz, broto ou rebento de uma planta.
Broto de uma planta.
Havia somente uma semente boa no inicio. De acordo com o rabino Shaul (Paulo) em :

Gl 3:16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E à posteridade, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.

Haviam duas sementes no inicio. A semente da mulher e a semente da serpente. Mas somente uma era boa semente. E de acordo com a ordem de Deus da multiplicação segundo sua espécie, uma semente boa se multiplica em outra semente boa. Não necessitamos de nenhum alto conhecimento teológico para entender que tomates geram tomates, laranjas geram laranjas e assim por diante. Então os frutos da mensagem dos apóstolos devem ser os mesmos frutos da mensagem da semente.

Lc 8:11
Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus;
Jo 1:1
NO PRINCÍPIO era o Verbo (Palavra), e o Verbo (Palavra) estava com Deus, e o Verbo (Palavra) era Deus.

Agora, a semente (Verbo – Palavra de Deus) não foi colocada no meio , a partir de Mateus ou em Atos 2, mas sim , desde o principio, a partir de Gênesis 1:1.
Se nós realmente acreditamos que a Bíblia é o Livro da Vida , devemos conhecê-la muito bem. Não começar a lê-la, por exemplo, a partir de João ou Mateus, como nos ensinaram os teólogos de plantão, mas sim do princípio, Gênesis. Ela , a Bíblia, A Palavra de Deus é a nossa fonte de alimentação, nosso pão, nossa água, nosso tudo.
Como podemos perceber , a partir do que vimos, há muito mais apóstolos no chamado Velho Testamento (Tanach) do que no Novo Testamento (Brit Hadashah).

A próxima palavra é Graça, que outra vez , para nós é um termo abstrato. Em grego é a palavra charis, significando

1) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade
  1. boa vontade, amável bondade, favor
  2. o que é devido
  3. privilégio, generosidade
  4. gratidão, (por privilégios, serviços, favores), recompensa,
  5. Favor imerecido

Em hebraico , somos remetidos ao sentido real e tangível. A raiz da palavra graça é chanah, que significa “montar uma tenda”.
Isso era o que o povo de Deus fazia todos os dias de sua vida , montar uma tenda.
Isso era algo muito natural para o pensamento hebraico.
Outra vez devemos nos lembrar que a Bíblia foi escrita para e por Hebreus, e que Jesus era Judeu, e portanto a sua mente era de um Judeu, não de um Presbiteriano, ou Batista, ou Assembleiano. Quantos sabem que o Ha Masshiah (Messias) não freqüentou o Instituto Teológico Batista ou se graduou no Dallas Theological Seminary. Ou que Ele não viveu surfando nas praias do Rio ou Salvador, ou ainda viveu na correria de São Paulo.
Ele era Hebreu da tribo de Judá, pensava como hebreu, frequentava as Sinagogas aos sábados, cumpria as Festas de Deus, ia ao templo, era um rabino.
Vejamos o que Shaul escreveu em Filipenses 2:5.

Fp 2:5
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (PENSAMENTO-MENTE) que houve também em Cristo Jesus.

Deus revelou isso para rabino Shaul, que se pensássemos como Yeshua, automaticamente começaríamos a viver como Ele e a fazer as coisas que Ele fazia e muito mais.
Yeshua, o Deus vivo que habitou entre nós, guardou e nos ensinou a guardar todos os Seus mandamentos que Ele mesmo escreveu. Ele disse “pegue a sua cruz e SIGA-ME”.
Quantos seminários , eventos, reuniões precisamos ir e discutir para “SEGUIR” a Yeshua?
Somos ensinados por ai que Ele já cumpriu tudo e que nós , por isso não necessitamos mais fazê-lo. Podemos agora tomar vinho alcóolico, ouvir alegremente e nos misturar com as coisas do mundo. Ele já se santificou por nós , portanto não precisamos mais ser santos, nos santificar, separar.
Voltando então a palavra graça, chanah em hebraico, significando “montar uma tenda”, vejamos o seguinte.
No pensamento árabe, uma tenda é um lugar onde todos se reúnem, mas no pensamento hebraico não é assim.
Somente entram na tenda de alguém aqueles que estão em aliança total com o dono da tenda. Somente aqueles que são íntimos, que dariam a vida pelo outro, que compartilham de tudo, que tem tudo em comum. Então temos que “graça” é estarmos sob a mesma cobertura, o mesmo abrigo, estarmos sob a mesma liderança, sob o mesmo Pastor, repartindo tudo. Essa é a ideia de “graça”.

A próxima palavra está diretamente ligada a chanah-graça.
A palavra fé. Em grego significa:

1)convicção da verdade de algo; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a idéia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela
2)convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo

Outra vez o significado da palavra “fé” nos remete a algo abstrato.
Voltando ao sentido etimológico da palavra “fé” em hebraico, `aman , temos que fé significa “Colocar uma estaca para prender uma tenda”.
Portanto , como dissemos está diretamente relacionada com a palavra “graça”.
Para se manter um tenda fixa , em pé , segura, precisamos usar estacas para prende-la ao chão. Shaul disse em Efesios 2:8.

Ef 2:8
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Shaul nos deu uma magnifica imagem do que é graça e fé.

A proxima palavra é “Lei”, que em grego significa:
1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando
2) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a coleção completa dos livros sagrados do AT

A palavra grega mais proxima de Torah é nomos, a qual não expressa nem de longe o sentido etimológico de Torah, ou da sua raiz yarah.
No nosso conceito, na nossa cultura , a palavra “lei” tem uma conotação negativa.
Temos varias leis: leis de transito, leis da constituição, leis da cidadania...
Mas em hebraico, voltando ao sentido primário da palavra temos um sentido muito bonito, maravilhoso, esclarecedor.
A palavra raiz de Torah é yarah, da agricultura que significa “a chuva que é despejada pelas nuvens”.
Deus está nos ensinando aqui através da agricultura o que Ele tem para suas crianças.
Quando você vê a chuva caindo das nuvens na terra e regando a terra, molhando, trazendo vida, fazendo com que essa mesma terra produza frutos em abundância . Então o propósito da chuva que cai das nuvens é nos abençoar . A Torah nos traz bênçãos quando a obedecemos e traz maldição quando não a obedecemos.
Vamos deixar bem claro aqui uma coisa.
A Torah nunca foi desenhada, escrita para nos salvar. Somente o sangue do Ha Masshiah, de Yeshua pode fazer isso, nos salvar. Desde o inicio , somente o sangue do Messias poderia nos trazer a salvação. Se você usar a Torah no sentido de salvação , você será amaldiçoado pois ela não foi feita para isso.
Quero deixar bem claro outra vez que somente o sangue do Cordeiro pode salva-lo e que a Torah pode abençoa-lo se você a obedecer e pode amaldiçoa-lo se você a desobedecer.
Isaiah nos dá uma bela imagem da Torah , da chuva que desce do céu.

Is 55:10-11
Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Essa chuva, a Torah , quando cai em um solo fértil, o abençoa, mas quando cai em meio aos espinhos, ou seja um solo que não recebe a semente e a chuva, a Palavra de Deus, esse mesmo solo é amaldiçoado, não produzindo nada.
A criação recebe automaticamente a chuva, as bênçãos, mas o homem é o único em toda a criação que pode dizer não a chuva, a Palavra, e ser amaldiçoado por não recebe-la.
Quando Deus revela-nos a Torah, nós podemos dizer não a ela e perecer.

Tomates recebem a chuva e produzem mais tomates.
O homem recebe a chuva e produz frutos de acordo com ela.
Ou recusa a chuva e produz outros frutos que não os da Palavra de Deus, tais como, doutrinas, usos e costumes, manifestações duvidosas , denominações, “igrejas-prédios”, e por ai vai.
Antes de nascermos de novo produzimos nossos próprios frutos.
Somente após um real nascimento através da semente de Deus , do sangue do Cordeiro, começamos a produzir frutos de Deus, que não são os frutos da religião, das organizações eclesiásticas, das nossas próprias crenças.


Continua em breve

Ed SantAnna, ap

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